A insegurança no treinamento

 

Trabalhando duro, você pode conseguir qualquer coisa!

Temos que estudar muito para passar no vestibular, temos que ser os melhores na faculdade para arrumar um bom emprego, e assim essas palavras ficam impregnadas em nossa consciência.

E assim a idéia se espalha também para o meio esportivo. O problema de verdade surge quando treinamos duro e não atingimos nossos objetivos (Aliás, se não leu vá ler o meu artigo que mostra se você vai ou não atingir os seus objetivos)! Se a razão do sucesso é o meu esforço nos treinos, se eu falhei devo me esforçar mais ainda, não? Com isso, milhares de atletas replanejam seus treinos para fazer mais, mais forte, mais longo, mais rápido e ao invés de melhorarem, vão cada vez piorando mais o seu desempenho.

 

Tenho muitos alunos que ficam ansiosos e preocupados, se eu mudo algum treino na hora por sentir que eles estão cansados. Se o que era um treino de tiro, vira um treino regenerativo, a preocupação e a insegurança surge na cabeça de muitos.

Quem de vocês nunca teve uma pontinha de preocupação de ter pedalado apenas 96km, quando o treino programado na planilha era e 100km? Entende?

 

E isso é a insegurança do treino. Muitos atletas precisam constantemente sentir que estão fazendo progresso. E essa ânsia constante de melhorar acaba fazendo com que alguns deles esqueçam o objetivo final. O resultado final da performance almejada.

No passado escrevi sobre o problema dos atletas que querem treinar forte a todo momento, contanto uma experiência pessoal. E essa insegurança muitas vezes é alimentada por treinadores igualmente inseguros que acreditam apenas que o treino muito intenso ou de muito volume melhora a performance, o que gera uma legião de atletas machucados e com overtraining.

 

E você, vai ouvir o seu corpo e descansar hoje ou vai sair para treinar mesmo esgotado de cansado só porque está escrito em sua planilha?

 

Assine nossa lista e recebe nossos artigos em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *