Qual o melhor cross-training para ciclistas de estrada?

É importante pensar no treino complementar para ciclistas dentro e fora da temporada. Fora de temporada (na off-season ou pré-temporada) é preciso corrigir nossas falhas, lesões, desequilíbrios musculares, problemas técnicos para assim nos prepararmos para a temporada seguinte. Já na temporada, devemos executar o trabalho complementar em caráter de manutenção.

Durante o off-season, muitos optam por fazer atividades diferentes daquelas que fazemos o ano inteiro (corrida, natação, pilates, musculação…). Não só para dar um descanso a musculatura, mas principalmente à nossa cabeça que dependendo da temporada pode ser exigida demasiadamente.

Sabe qual o melhor cross-training para os ciclistas de estrada?

O mountain bike! Sim, fazer mountain bike pode fazer mais pelo seu condicionamento do que qualquer outra modalidade de cross-training.

Calma, sua aula de Pilates ou Musculação continua sendo benéfica, mas pedalar na terra trará novas vantagens.
No Mountain Bike (ou MTB) você conseguirá aprender algumas técnicas que dificilmente iria aprender somente pedalando apenas na estrada. Isso tudo porque na MTB você consegue explorar os seus limites mais facilmente.

Veja porque o MTB é o melhor cross-training para o ciclismo:

  • Você vai se arriscar mais e irá cair! Com um pneu mais largo que na speed temos mais confiança para treinar algumas técnicas como as curvas e as frenagens forçadas. Já imaginou, por exemplo, treinar derrapagens com o seu pneu de speed? Na trilha o ambiente é mais propício para as quedas, ou seja você cai mas não machuca tanto, se comparado às quedas no asfalto.
  • Você vai melhorar sua técnica! Os mountain bikers, aprendem mais facilmente a lidar com os obstáculos da pista, pular um buraco ou fazer uma curva de maneira mais agressiva. Porém muitos ciclistas de estrada, se sentem extremamente desconfortáveis com esses obstáculos, algo que se torna comum aos MTBikers. No Mountain bike você irá aprender essas técnicas mais facilmente e isso irá se traduzir em uma maior habilidade também na bicicleta de estrada, pois você irá se sentir mais em sintonia com sua bike.
  • Você irá ficar mais bruto forte! No MTB tudo é diferente, um treino de 60km na estrada demora 2h, já no MTB os mesmos 60km podem demorar algumas vezes 3-4h. Já que por conta do piso, do relevo e dos obstáculos, a media de velocidade é muito menor. Subidas nas estradas e rodovias normalmente tem uma inclinação menor do que as subidas encontradas nas trilhas, isso irá ensiná-lo a pedalar usando mais força e em uma cadência mais baixa. No MTB o piso solto irá obrigá-lo a pedalar de maneira mais eficiente, ou então você terá que descer e empurrar a bike.
  • O MTB é mais divertido! As trilhas sempre oferecem algumas surpresas, obstáculos novos (um galho da arvore pode cair), terrenos novos (se chover na trilha a história muda e você pode ser obrigado a fazer muito mais força). Essas mudanças podem ser importantes para aqueles que estão há muitos anos apenas pedalando na estrada, e já não tem a mesma paciência para treinar. Fazer um treino longo na terra é muito mais fácil mentalmente do que fazer o mesmo número de horas pedalando na estrada. Eu mesmo sou exemplo vivo de que o MTB recuperou o prazer de pedalar.

Experimente!

Bons Treinos!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!

Comentários

Deixe um comentário