7 Coisas para não Fazer na Natação do Triathlon

O triathlon é um esporte que encanta devido a sua complexidade pois envolve 3 atividades diferentes, a natação, o ciclismo e a corrida, mais uma dose de superação.

No entanto muitos entram no esporte, investem quantidades enormes de tempo e dinheiro em treinamento, suplementos e equipamentos para o ciclismo e a corrida, mas pouca atenção dão à natação. E por não treinar adequadamente a natação, não conseguem o resultado almejado e se chateiam com o esporte.

Não treinar natação direito pode fazer com que você gaste tanta energia na água a ponto de comprometer o seu desempenho no pedal e na corrida.

O que não fazer na natação do triathlon?

1-Não dar atenção à técnica

Natação é um esporte onde a técnica conta muito, e por mais que você e esforce em relação ao volume e a intensidade de seu treino dificilmente sua evolução será muito grande se em algum momento você não focar na técnica.

2-Nadar apenas em uma velocidade

Já discutimos aqui no Espírito Outdoor varias vezes a importância de ter um programa de treinamento balanceado one são exploradas as várias intensidades de treinamento.
Ainda sim, alguns nadadores insistem em nadar todos os treinos em um mesmo ritmo. Nadar sempre no mesmo ritmo, seja ele forte ou fraco, não irá fazer com que você melhore na natação.

3-Nadar com uma frequência de braçadas baixa

No artigo A Nova Natação do Triathlon, discutimos a importância de uma alta frequência de braçadas para um melhor desempenho na natação de águas abertas.
São poucos os professores de natação que realmente entendem e tem experiência com o treinamento de natação para águas abertas.
Acredite, natação de piscina e natação de águas abertas são dois esportes diferentes e exigem técnicas, séries e equipamentos diferentes em sua preparação.

4-Nadar treinos contínuos

Atletas sem orientação muitas vezes nadam treinos contínuos (1000m sem parar, 30min nadando sem parar…). Esse tipo de treino tem o seu lugar no treinamentos dos nadadores, o problema é quando você só treina dessa forma.
Nadar longas distâncias de forma contínua pode piorar o seu estilo e dificultar que você desenvolva uma boa noção de ritmo, o que é fundamental para competir em águas abertas.

Se tiver que optar entre nadar 1000m sem parar e 10x100m com 10seg, opte pela série com pequenos intervalos. Assim, o pequeno intervalo serve para avaliar o seu ritmo a cada 100m e, mesmo esse pequeno descanso, permite recuperação parcial de modo a que você consiga manter um ritmo de nado um pouco maior, o que no longo prazo gera mais estresse e mais adaptação em seu organismo.

5-Seguir o que fazem as estrelas da natação

Entenda, Michael Phelps é um nadador de piscina, e ao contrário dos triatletas ele apenas treina natação. Para atingir seu nivel atual de performance e condicionamento ele passou boa parte de sua vida se dedicando diariamente à natação. A maioria dos triatletas amadores, começa a treinar natação depois de adulto e tem pouco tempo para se dedicar aos treinamentos.

Tentar seguir um suposto treino dos atletas de elite publicados em uma revista, pouco irá ajudar a desenvolver a sua natação.

Embora todos gostamos de atalhos rápidos para melhorar no esporte, sua performance depende bem mais da constância e regularidade nos treinos do que de apenas 1 treino milagroso.

6-Utilizar um Palmar muito grande

Embora alguns possam achar que ficarão mais fortes por usar um palmar grande no treino de natação, se você não tiver a força e a técnica necessária para usá-lo estará comprometendo a sua técnica, e o invés de melhorar, você poderá piorar a sua natação.

É muito mais eficiente treinar com um palmar pequeno e conseguir realizar a técnica correta e a frequência de braçadas adequada. Quem é meu aluno sabe, que recomendo na maioria dos casos palmares pequenos.

7-Começar a treinar natação apenas 1 mês antes do triathlon

Entenda o seguinte, Triathlon é o esporte que envolve nadar pedalar e correr. Encontro  a maioria dos triatletas de minha cidade pedalando e correndo longo todo o final de semana, mas raramente vejo algum deles se dedicando da mesma forma na natação.
Muitos deles passam semanas e semanas se matando treinando intensamente no pedal e na corrida para começar a nadar apenas poucas semanas antes de suas competições alvo. No dia da competição, nadam mal e ficam reclamando que não nadam bem.
Entenda, para nadar bem é preciso treinar de forma regular natação. Quem não treina natação de maneira adequada não melhora. Simples assim!

Bons treinos!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *