Amadores vs Quenianos na Maratona de Berlim

Estamos há pouco menos de 2 meses da maratona de Berlim 2023. Como sempre teremos um Pelotão de Elite fortíssimo disputando a prova. Mas a surpresa maior foi de que recentemente Eliud Kipchoge, o maior maratonista de todos os tempos, anunciou que irá retornar a Berlim pela terceira vez em busca de mais uma vitória. E nós como fãs do esporte ficamos com a expectativa se ele conseguirá mais um recorde mundial na prova.

Mas como a performace do maratonista amador se compara à maratona do queniano?

Essa foi a questão que o Blog do Strava se propôs a responder, usando os dados das atividades registradas pelos amadores na maratona de Berlim em 2017 usando o aplicativo.

Tempo

Para você ter uma idéia enquanto Kipchoge estava cruzando a linha de chegada, o corredor médio havia cumprido apenas 57% do percurso!

Quando o primeiro queniano cruzou a linha de chegada o atleta amador médio estava no km 23!

Estratégia de Prova para a Maratona de Berlim

Parte do sucesso do queniano se deve ao fato de ele ter mantido o ritmo constante durante toda a sua prova. E embora eu já tenha discutido isso outras vezes (Veja Dicas para melhorar o seu pace e Como correr sua melhor maratona), a estratégia não é tão fácil de ser implementada por alguns com a ansiedade da prova. O corredor médio teve uma variação de 24 segundos por quilômetro, enquanto Kipchoge variou menos de 7 segundos entre o seu melhor e pior quilômetro na prova.
E no quesito pace, as meninas são muito mais eficientes, conseguindo manter o seu pace de maneira mais constante se comparado com os corredores homens.

Pace médio

O corredor médio tem o seu recorde pessoal da milha (1600m) em 5’57” (3’42″/km), Kipchoge entretanto, correu a milha em 4’43” (2’56″/km) 26 vezes.

Como ele consegue correr tão forte assim?

Além da predisposição genética e da dedicação do atleta profissional o STRAVA sugere que parte desse sucesso se dá pela quantidade de quilômetros rodados pelos atletas profissionais.

Em média o atleta amador que se prepara para a maratona corre 48km semanais, nas 12 semanas que antecedem a prova. Já os atletas profissionais em média correm mais de 200km por semana, ou o equivalente a quase 5 maratonas semanais.

Incrível não?

Quer saber mais? Então Assine gratuitamente nosso Minicurso de Corrida e receba dicas para correr melhor!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário