O segredo para a performance esportiva? Consistência

Depois de mais de 15 anos de experiência com treinamento, tanto como treinador, quanto como atleta, creio que quanto mais longa a prova a ser treinada, mais simples deve ser o treino para maximizar a performance esportiva.


Muitos atletas se iludem e tentam fazer treinos muito além de sua rotina, treinos publicados em revistas, ou em sites e blogs de atletas profissionais. Buscam atalhos através da suplementação e de “treinos mágicos”. Encare a realidade, não existem treinos mágicos. Normalmente atletas que vão bem em provas longas são atletas que treinam de forma regular.

Na minha opinião, o elemento mais importante do treinamento é a regularidade. A realidade da grande maioria das pessoas não permite rotinas de treino muito extensas, pois todos temos muitas outras atividades em nossas vidas além do esporte. Trabalho, família, compromissos, são coisas que disputam nosso tempo com os treinos. E penso que o programa de treinamento tem que estar em certa harmonia com nossa vida pessoal.

O esporte deve ser encarado como lazer, por mais alto que sejam os seus objetivos (demorei para aprender essa lição). O problema é quando o esporte se transforma em mais um estresse na sua vida (Leia também Ironman faz bem a saúde?).

Foram necessários 4 anos de treinos constantes para que Michael Weiss conquistasse o seu primeiro título mundial no triathlon. Foto: XTERRA

Estabeleça metas reais

No meu treinamento e de meus atletas gosto de pensar numa semana básica de treino. Funciona assim, sempre agendo uma quantidade de treino menor do que eu desejo fazer, mas que seja fácil de ser realizada. Pode parecer estranho eu falar que prefiro treinar menos, cadê a superação?

Já coloquei metas muito altas, irreais para meus objetivos, onde preenchi cada minutinho de meu tempo livre com treinos. O problema é que esquecemos que em nossa vida acontecem imprevistos e nem sempre tudo acontece como desejamos. Aí o resultado disso é que nos frustamos por não conseguir cumprir a planilha e vai tudo por água abaixo. Hoje não abro mão de uma agenda de treinos menor e mais flexível, que realmente tenha espaço na minha vida.

Gráfico do aplicativo training peaks para monitorar a carga de treinamento e predizer a performance esportiva do atleta.
Através das ferramentas mais modernas do treinamento esportivo conseguimos ajustar o treinamento com extrema precisão aos atletas.

Como planejar a semana básica de treinos?

Para o atleta iniciante, quase qualquer coisa que você fizer irá melhorar sua performance esportiva. A ideia é simples, e não há necessidade de complicar. O mais importante é manter uma rotina de treinos que possa ser repetida a cada semana. Pense que cada semana de treinos completos ao longo de um mês se traduzem em uma grande melhora de seu condicionamento, agora essa consistência ao longo de vários meses vai significar uma temporada de sucesso.

Não tenha pressa, pois tentar apressar o seu desenvolvimento além dos limites do seu corpo é uma receita infalível para aumentar suas chances de sofrer uma lesão. Ao invés disso preocupe-se em tentar cumprir o seu treino normal. Em uma semana mais tranquila será possível treinar um pouco mais (ou descansar um pouco mais).

Tente equilibrar suas sessões de treinamento, dando ênfase à sua modalidade mais fraca e tente corrigir os seus erros. Por exemplo, quem tem dificuldades na natação, deve incluir mais treinos de natação do que as outras modalidades. Quem pedala mal, deve deixar mais tempo para pedalar e tentar desenvolver-se como ciclista.

O sucesso na vida é composto de uma série de pequenos passos, que ao longo do tempo, nos levam a um outro patamar. Tenha paciência e treine com regularidade.

Bons Treinos!

Assine nossa lista e receba gratuitamente nossos artigos em seu email!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário