8 pontos fundamentais para o treinamento esportivo – Se eu soubesse o ponto 7 desde o começo teria sido um atleta melhor

Recentemente fui perguntado a respeito dos pontos importantes para se ter sucesso em um programa de treinamento. Se pudesse resumir de maneira simples as principais dicas do treinamento esportivo que garantem a performance, acho que esses pontos falariam quase tudo.

1. Treine sozinho.


Quando eu iniciei minha carreira esportiva, eu evolui muito por treinar com outros colegas, mas cheguei a um certo nível e estagnei. Depois passei a treinar com um treinador e percebi que para continuar evoluindo eu precisava fazer o MEU treino, que era específico para mim. A partir daí passei a treinar 80% do tempo sozinho. Sozinho fica muito mais fácil respeitar a intensidade de treino, se a minha frequência cardíaca subia demais em uma subida, eu podia simplesmente andar sem me exceder caso estivesse tentando acompanhar outra pessoa.

A partir daí, passei a ganhar minhas primeiras competições e isso  reforçou a idéia de que eu estava no caminho certo,

Hoje, como treinador, oriento meus atletas a fazerem as sessões mais importantes do seu treinamento sozinhos e deixar os treinos de rodagem para fazer com os amigos.

2. Melhore sua técnica

A maioria das pessoas ignora a técnica correta da modalidade que prática. Quem faz exercícios educativos consegue ser muito mais eficiente e melhorar a sua economia de movimento consideravelmente.

Todos deveriam fazer exercícios de técnica o ano inteiro,


3. Treine com um objetivo, Inscreva-se para uma competição.

Não treine por treinar. Ao se inscrever para um evento fica muito mais fácil se motivar já que você passa a ter um propósito verdadeiro para treinar.

E uma vez que você esteja focado em um determinado evento, o seu treinamento deve levar em consideração as demandas da prova. Vai competir no calor? Treine no calor. Vai ter subidas? Então inclua um trabalho de resistência de força em seu treino.

 

4. É preciso sofrer.

Se você quiser atingir o máximo possível de sua performance, em alguns treinos você terá que sofrer. Em algumas sessões de treinamento intervalado a intensidade será desconfortável, e é melhor que você esteja preparado.


5. Não seja mão de vaca com o seu equipamento.

Eu vejo muitos atletas amadores assim. Treinam o ano todo para um Ironman ou um  Brasil Ride e jogam a sua prova no lixo por competir com um equipamento zoado. Pneus gastos, cabos de freio de de câmbio desgastados, bicicleta sem revisão, meias velhas, tênis gastos. Um pneu furado, um cabo quebrado, uma bolha nos pés podem acabar facilmente com uma prova.
Invista em você.


6. Tire férias dos treinos.

Para manter a longevidade é importante tirar férias programadas do treino. Isso ajuda a recarregar tanto sua parte física, quanto mental.

Depois de anos treinando, é preciso ficar fora de forma para conseguir entrar em forma novamente e melhorar o seu condicionamento.
Em mais de 25 anos de esporte, eu já ví muitas pessoas que não faziam isso e acabaram abandonando o esporte e as atividades físicas.

7. Não treine quando estiver doente.

Vejo muita gente querendo seguir com o treinamento quando está doente. Não faça isso, simplesmente não vale a pena.


8. Escute o seu corpo.

Quando você sair para treinar e no começo do treino sentir uma dor, não force porque isso pode virar uma lesão.

As vezes é melhor descansar um dia perdendo um treino, do que perder um mês sem treinar por estar lesionado.

 

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário