Uma experiência com a Batata Frita do Mc Donalds

Entenda uma coisa: FAST Food faz mal. Inúmeros estudos já comprovaram os maleficios de comer o fast food. E existem estudos relacionando o consume desse tipo de alimento, que possui alto teor de gordura, açúcar e sal a males que vão desde a diabetes, obesidade, até atrose.

A experiência mais clássica é do filme Super Size Me – A Dieta do Palhaço, onde um indivíduo se propõe a se alimentar durante 30 dias exclusivamente do McDonald’s.

Durante a gravação, Morgan Spurlock, o protagonista almoçava jantava e tomava café da manhã no McDonald’s. Na verdade ele seguia algumas regras:

  • Deveria plenamente comer em McDonald’s três comidas por dia
  • Deveria escolher cada item no menu do McDonald’s ao menos uma vez durante o transcurso dos 30 dias (fez em nove dias)
  • Deveria ingerir só os itens do menu. Isto incluia a água engarrafada.
  • Deveria escolher o tamanho “Super Size” de sua comida sempre que lhe for oferecido.
  • Deveria aceitar todas as promoções oferecidas para que ele compre mais comida que a intencionada inicialmente.
  • Terá de caminhar a média que se caminha nos Estados Unidos, sobre a cifra de 5000 passos ao dia, porém isto não era rígido, já que ele caminhou relativamente mais, em comparação do que se caminha em Nova York que em Houston.

Ao final dos 30 dias, Spurlock havia ganho 11kg (os quais demorou 14 meses pra perder), além de mudanças no humor, pré diabetes, disfunção sexual e (pasmem) danos ao fígado.

A Experiência da Batata

No final do filme, Spurlock faz uma pequena experiência a respeito da deterioração dos alimentos (o video está logo abaixo).

Coloca em jarros, alguns sanduíches e as batatas fritas do McDonald’s, além de um hambúrguer e fritas caseiros.

É assustador como os alimentos (hein?) do McDonald’s demoram muito mais tempo para se deteriorar. Mas o que assusta mesmo são as batatas, que mesmo após 10 semanas continuaram aparentemente intactas.

Desde que assisti isso, fiquei me perguntando se isso não seria influência do alimento estar fechado dentro de um vidro.

Resolvi por conta própria, deixar  a batata exposta ao tempo (tomando sol e chuva – tudo bem que choveu bem pouco no período) durante 180 dias (6 meses). E para a minha surpresa, o resultado foi próximo ao que foi encontrado no filme.

No meu caso as batatas estavam mais sujas, por causa da poeira, mas continuavam com a mesma forma e com o mesmo tamanho (apenas um pouco mais murchas).

Depois de 6 meses as batatas continuaram com o mesmo formato, apenas mais sujas e murchas. Quebrei uma batata para ver o interior e apesar da sujeira, nem um esporozinho visível de fungo.

Pra se ter uma idéia, uma batata normal iria se desintegrar em no máximo 30 dias, assim como acontece na compostagem aqui de casa.

Dá próxima vez você vai pensar 2 vezes antes de ir ao McDonalds, não vai?

Bons treinos!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário