Qual é o melhor treino para o atleta de endurance?

Essa é a pergunta que todos me fazem. E apesar de essa questão ser abordada de diferentes formas, eu acho que sim, existe um melhor treino.
Nosso programa de treinamento nada mais é do que a organização sistemática dos estímulos físicos a que submetemos o nosso organismo, com o objetivo de gerar adaptações.

Normalmente o treinamento segue basicamente 3 princípios: a sobrecarga (e recuperação), a especificidade e a individualidade. Não vou me estender muito nisso, prometo que outro dia escrevo um post detalhando um pouco mais esses assuntos, se vocês quiserem.
Todos nossos sistemas biológicos funcionam para tentar manter a homeostáse (o equilíbrio do organismo), quando treinamos, tiramos nosso corpo do equilíbrio. O treino nada mais é do que um estresse a que submetemos nosso corpo.
Dessa forma, se dermos estímulos sucessivos (sessões de treinamento realizadas) somadas à nutrição correta e ao descanso adequado, nosso corpo fica mais forte.
Da mesma forma o oposto é verdade, se o estímulo for fraco (tanto no volume, quanto na intensidade) ou for aplicado de forma muito espaçada (por exemplo, só treinar aos finais de semana), nosso corpo não melhora.

Ana Kournikova mantém-se sempre em treinamento.

A conta é simples, se treinar muito machuca, se treinar pouco não progride.

Com isso, podemos afirmar que o melhor treino é aquele na qual conseguimos dar os melhores estímulos, que por consequência gerarão as melhores adaptações em relação aos nossos objetivos, seja lá quais eles foram: emagrecer, ir mais longe, ir mais rápido…(Leia também Você sabe usar seu monitor cardíaco? )

Para o atleta amador, prefiro pensar um pouco diferente. Para o amador, penso que a abordagem melhor é aquela onde o atleta não se machuca pois, normalmente as lesões comprometem a qualidade dos nossos treinos, isso quando não nos impedem de treinar! Sem lesões o atleta terá a chance de treinar de forma mais regular e conseguir evoluir mais.
Entendeu?

Bons treinos!

Quer receber nossos artigos por email?

Conheça os nossos programas de treinamento!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário