Rodrigo eu preciso fazer musculação para ter sucesso na minha competição? Essa é uma das perguntas que eu mais recebo dos atletas iniciantes.
Embora a musculação seja, comprovadamente uma ótima ferramenta para melhorar a performance dos atletas de endurance (provas de triathlon, MTB, corrida, águas abertas…) nem sempre ela deve ser feita pelo atleta.
Muitos esquecem que a musculação, como qualquer outra atividade complementar (pilates, crossfit,…), é uma atividade para auxiliar sua modalidade principal. Ou seja para ela deve ser adicionada ao seu já existente programa de treinamento, em outras palavras você faz a sua rotina de treinos normais e mais os treinos de musculação.
Se você só conseguisse fazer musculação se deixasse de fazer um de seus treinos principais, aí a musculação não traria os resultados esperados.
Especificidade do treinamento
Embora uma pessoa sedentária possa ter alguma melhora em, por exemplo, seu desempenho no ciclismo, ninguém vira campeão de ciclismo apenas por fazer musculação, entende?
Um dos princípios do treinamento é o princípio da especificidade que diz que o treinamento deve ser o mais especifico possível simulando a atividade em que você irá competir. Sem o mínimo de especificidade em sua rotina de treinamento você não melhora.
Constância no treinamento
A frequência de treinamento, na minha opinião é o fator mais importante do treinamento. O Atleta pode ter uma rotina limitada, mas se mantiver a constância de sua rotina, por semanas ou meses, o atleta irá evoluir e performar muito melhor que um atleta que tem muito mais tempo para treinar mas não consegue manter a sua rotina constante.
E seguindo esse raciocínio não adianta querer fazer musculação se você não conseguir manter a constância de treinos ao longo do treino. As vezes é melhor fazer menos atividades de maneira focada, do que querer abraçar o mundo e não conseguir evoluir em nada.
Como treinador já acompanhei grandes atletas que puderam atingir os seus objetivos e tinham tempo limitado para treinar. Quer alguns exemplos?
- A partir de 3 vezes de treino na semana já é possível pensar em ser competitivo no MTB. Alguns atletas já conquistaram pódio no Warm Up do Brasil Ride, treinando apenas 3x na semana.
- Nosso programa de treinamento para Ironman já foi capaz de colocar vários atletas na linha de chegada com até 10h de treino por semana.
- Com 6h de treino por semana já é possível completar um Sprint Triathlon.
Com orientação adequada e as ferramentas certas é possível ter resultado treinando menos do que você imagina!
Quer receber nossos artigos por email?
Sobre o treinador Rodrigo Langeani
Rodrigo Langeani é treinador esportivo e atleta de endurance na Viiva Assessoria Esportiva.
O Treinador é especializado em preparar atletas amadores para provas de Mountain Bike e Triathlon.
Quer começar a treinar?
- Quer conhecer nosso programa de treinamento para MTB?
- Quer saber mais sobre nosso programa de treinamento para Ironman?
- Fale com um treinador!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.