A corrida vicia?

Assistindo ao vídeo da National Geographic onde a maratonista profissional Caitlin Smith nos conta sobre sua paixão sobre as corridas de longa distância. No final do vídeo ela afirma: “tem algo claramente viciante na corrida!”,

Sempre fui ligado aos esportes, mas fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi pesquisar mais.

Será que a corrida realmente vicia?

Durante os exercícios produzimos as endorfinas, que entre outras coisas são responsáveis pela sensação de excitação e alegria que surge durante o exercício. Mas as endrominas também causam alívio nas dores, isso porque evita que as células produzam mais sinais de dor.

A compulsão por exercício é uma obsessão que é atribuída a muitos fatores, sendo a endromina a principal culpada. Essa é uma obsessão que é difícil de ser diagnosticada pois está fortemente ligada a um estilo de vida aparentemente saudável.

Endorfinas e o Vício da Corrida

Apesar do fato de que as endorfinas ajudam aliviar dores, produzindo uma sensação de bem estar, elas podem ser prejudicial, se produzida em em grandes quantidades, o que acontece quando praticamos exercícios em altas intensidades.

Isso ocorre porque eles podem levar à dependência de exercício, que é uma condição que pode ser insalubre se não for cuidada. As endorfinas dão aos humanos um senso de controle sobre seus corpos, e isso resulta em uma tendência de continuar, mesmo que de forma inconsciente, atividades extenuantes por um período prolongado de tempo.

Os problemas podem aparecer no longo prazo, com o surgimento de lesões por excesso de uso ou, em casos mais graves, condições severas de overtraining que podem prejudicar o apetite, o sono e o equilíbrio hormonal.

Como saber se estou exagerando no treino de corrida?

Responda as questões abaixo honestamente:

  • Você perdeu compromissos sociais ou familiares importantes para me treinar?
  • Parou alguma atividade que costumava fazer com os amigos para poder se exercitar?
  • Perder um treino te deixa irritado e deprimido.
  • Só se sente feliz treinando ou logo após os treinos?
  • Procura treinar mesmo estando doente ou lesionado?
  • Mesmo após cumprir todo o treino da planilha você acaba fazendo um pouco mais?
  • Amigos e familiares já te falaram que você se exercita demais?

Se você respondeu sim a 3 ou mais desses itens você pode ter perdido um pouco do foco nos seus exercícios. Treinar é saudável contanto que você consiga manter o equilíbrio entre a sua vida pessoal (e profissional) e os treinos. Se você acha que está exagerando, que tal procurar um psicólogo?

Bons treinos!

 

Assine gratuitamente nosso Minicurso de Corrida e receba dicas para correr melhor!

Conheça nossos planos de treinamento!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário