O Mito dos Hormônios na Carne de Frango

Todos que buscam uma alimentação saudável, sabem da importância de consumir alimentos que sejam boas fontes de proteínas. As proteinas são responsáveis não só pela construção dos músculos, mas também pelo bom funcionamento de vários órgãos e sistemas do corpo, da defesa do organismo (formação de anticorpos), construção de células sanguíneas, além se servirem de matéria prima para vários hormônios.
Por isso é de extrema importância o consumo regular de alimentos que proporcionem a quantidade diária necessária de proteina.
As proteinas podem ser de origem animal ou de origem vegetal.
As proteínas de origem animal encontradas em carnes, ovos e laticíneos. Os alimentos de fonte de proteína animal normalmente são melhores pois possuem todos os aminoácidos essenciais (aminoácidos que temos que nosso corpo produz e têm que ser ingeridas através da alimentação).
as proteínas de origem vegetal, na maior parte das vezes não tem um pool de aminoácidos tão completo como os alimentos de origem animal. Sendo assim necessário muitas vezes combinarmos vários fontes de proteínas vegetais para conseguir ingerir todos os aminoácidos essenciais. Apesar disso as proteínas de origem vegetal, podem fornecer algumas vitaminas e substancias importantes para o nosso corpo como os carboidratos e os fitoquímicos. As principais fontes de proteína vegetal são a Soja, a Quinoa e os grãos como o feijão e a lentilha.

A Carne de Frango

Uma das melhores fontes de proteínas que temos, é a carne de frango, pois além de barata é uma carne sem tanta gordura.
Um grande problema em relação a carne de frango é o mito, que ainda algumas pessoas têm, de que os frangos no país seriam criados com hormônios. Um mito que não tem nenhuma base científica.
Muitos argumentam que a carne de frango de granja não tem o mesmo gosto da carne de frango caipira, o que é verdade. Mas isso não quer dizer que a carne de frango de granja tenha hormônios. A carne de frango é fruto de um grande avanço na avicultura nas últimas décadas.

O frango é uma fonte extermamente saudável e barata de proteína, e faz parte da dieta de qualquer pessoa que busque uma alimentação saudável. De fato é a carne mais consumida pelo brasileiro. São 47kg/habitante/ano de frango, contra 40kg de carne bovina e 15kg de carne suina.

O que estimula o crescimento do frango?

Um frango caipira normalmente é abatido entre 60-90 dias, já um frango de granja é abatido em média em 45 dias. O que explica esse crescimento acelerado? São quatro fatores responsáveis por esse rápido crescimento:

  • GENÉTICA: O cruzamento natural de raças de frango, juntamente com a seleção natural fez com que os animais que obtinham o melhor ganho de peso fossem selecionados para serem matrízes.
  • AMBIÊNCIA: Condições ótimas para os animais de temperatura, ventilação e iluminação, contribuem para o melhor crescimento das aves. As granjas criam condições quase que perfeitas para que o frango consiga se alimentar mais, e por consequência crescer mais rápido.
  • NUTRIÇÃO: Alguns profissionais da área defendem que o frango teria uma alimentação mais equilibrada do que a do ser humano. Isso ocorre porque toda a dieta do frango é cuidadosamente equilibrada para as necessidades fisiológicas do animal, garantindo a saúde e desenvolvimento adequado.
  • HIGIENE E SAÚDE: A avicultura de hoje, segue segundo regras rígidas do Ministério da Agricultura. Regras essas que estabelecem medidas higiênicas e sanitárias rigorosas.

Outra coisa que poucos sabem é que  no Brasil existe uma proibição e uma fiscalização rígida do Ministério da Agricultura sobre o uso de nutrientes e de aditivos na ração animal. O que garante que os produtores não usem nenhuma substância nociva a saúde dos animais e muito menos dos consumidores.
Outro ponto a ser considerado é que para que o hormônio faça efeito, é necessário pelo menos 60 dias, enquanto que o tempo médio de vida do frango é de 42 dias. Entendeu a incoerência?

 

Referências:

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

Repost do artigo publicado no Espiritooutdoor.com em 25/06/2012.

 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário