Temos vistos vários acidentes em treinos e provas causados por pessoas que não sabem pedalar no pelotão. Sou muito rigoroso em relação à técnica de ciclismo de meus atletas de ciclismo e triathlon.
Recomendo sempre aos meus atletas que comecem a pedalar de MTB ou bicicleta de Speed (sem clipe) para só depois pensar em um clipe ou numa bicicleta de triathlon e essa mudança de bicicleta depende muito da capacidade de pedalar em grupo do atleta.
Muitos atletas torcem o nariz, mas o vídeo abaixo é um exemplo que pode acontecer quando um atleta sem muita técnica se distrai por apenas 1 segundo.
No vídeo as consequências do acidente foram pequenas perto do que poderia acontecer, mas serve de alerta para os atletas sobre os perigos de se andar em pelotão, e principalmente para escolher melhor seus parceiros de treino.
Não sabe andar no pelotão?
Então aqui vão as dicas da Viiva Assessoria para ensiná-lo as regras básicas de se pedalar no pelotão de forma correta e segura.
- Esteja sempre atento. No pelotão é preciso manter a atenção o tempo todo. Um minuto de distração e você (e as pessoas próximas) podem se acidentar.
- Avise! Quem está na frente precisa evitar de fazer movimentos bruscos, parar de pedalar e principalmente precisa avisar os ciclistas que estão atrás (com certa antecedência) dos obstáculos a frente. Fale alto, assovie e, principalmente, faça sinais com as mãos apontando os obstáculos à frente. Se não sabe os sinais, pergunte para um ciclista mais experiente.
- É terminantemente proibido andar no clip enquanto se está no vácuo. Quando você está no clip, o controle da bicicleta fica diminuído, e como você fica longe dos freios, demora para conseguir frear.
- Não entrelaçar rodas. Evite ficar com sua roda sobreposta à roda do ciclista da frente. O ciclista da frente pode não estar te vendo e na necessidade de fazer um movimento brusco, você pode cair e/ou provocar o acidente de outra(s) pessoa(s).
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.