Quais são os equipamentos que eu levo em meus treinos?

Depois de mais de 20 anos pedalando posso afirmar de boca cheia que eu já passei por muitas situações difíceis. Pneu furado, cambio quebrado, quadro rachada, gudião partido. Fale a peça da bike e eu te conto uma história que eu passei. Adversidades naturais também foram muitas, chuvas fortes, granizo, geada, calor,vendaval, hipotermina, hipertermia…me perder no mato, me perder na trilha, picada de abelha (sou alérgico!), ataque de cachorro, ataque de touro, lobo, veado, ganso. Rapaz, já passei por cada uma, por isso com o tempo acabei me preparando para enfrentar qualquer coisa. Muitos podem falar que é exagero, mas nos treinos procuro levar tudo o que eu possa precisar.

Veja uma lista de equipamentos que eu costumo levar.

Nutrição:

  • Água: nunca é demais levar uma garrafa d’água. Mesmo para os treinos de natação costumo levar minha garrafinha. Para as pedaladas, sempre levo mais água do que eu posso precisar. Mesmo que eu vá fazer paradas no meio do treino, procuro levar água suficiente para quase todo o pedal. Quem pedala de MTB, sabe que não é difícil nos perdermos na trilha, ou demorarmos mais tempo do que o previsto para cumprir o percurso. Alguns não gostam, mas sou fã das mochilas de hidratação.
  • Comida: nos treinos acima de uma hora, levo sempre alguma coisa pra comer. Nos treinos normais não tenho uma preferência: banana, bolo, pão, frutas secas, batatas cozidas, mel, gel. ..levo o que tiver com vontade (ou o que tiver na geladeira). Quando os treinos são mais intensos, prefiro as soluções liquidas (maltodextrina, isotônicos, água de côco), já que quanto maior a intensidade maior a dificuldade do corpo processar o alimento ingerido.
  • Tabletes de sal, aminoácidos, cafeina: não costumo ingerir esse tipo de coisa durante os meus treinos.

Treino de Natação

Para os treinos de natação sempre tenho os seguintes itens na minha bolsa de treino:

  • Palmar: no começo de temporada costumo usar palmares pequenos. Mas depois de algumas semanas de treino gosto de usar o palmar Tyr Catalyst, que eu uso a mais de 15 anos. Recomendo o tamanho M para os homens e o S para as mulheres. Se você for iniciante pegue um tamanho abaixo do recomendado. 
  • Pulbuoy: um dos acessórios mais importantes para os triatletas. Na maioria dos clubes e academias você encontra esse equipamento. Mas se você nada sozinho, tenha o seu!
  • Nadadeiras: Esse equipamento é essencial apra fazer educativos e melhorar a flexibilidade dos tornozelos. Dê preferência às nadadeiras pequenas.

Treinos de ciclismo e MTB:

  • Para os treinos de ciclismo na estrada, procuro sair com 2 a 3 câmaras de ar. Pode parecer exagero, mas eu já furei mais de 3 vezes em um mesmo treino.
  • Para o MTB, recomendo usar tubeless nos seus pneus. Uso e recomendo muito. Comecei usar tubeless em 2008 e nunca mais fiquei na mão no meio da trilha por um pneu furado. Mas é muito importante fazer a manutenção regular do sistema.
  • Camelback: todo os treinos acima de 2h, eu costumo levar minha mochila com reservatório de água de 3L. Em provas muito técnicas e sem apoio gosto de levar uma mochila com reservatório de água de 1-1,5L, pois na trepidação das descidas, a garrafinha pode cair.
  • Caramanhola térmica: procuro levar água, isotônico, ou água de côco (que eu gosto muito). Congelo o líquido antes de sair para o treino e tenho minha bebida gelada na maior parte do percurso.
  • Multiferramentas: é importante ter um canivete com as principais chaves. O essencial são chaves Allen 3, 4 e 5 mm, chave torx T20, chave philips e para os mountain bikers recomendo também chave de corrente.
  • Bomba de ar portátil: Speed é Speed, MTB é MTB. As bombas pra cada modalidade são diferentes. Nas bicicletas de estrada precisamos de muita pressão, mas pouco volume. Na MTB,  precisamos de muito volume e pouca pressão. Por isso as bombas são diferentes.
  • Cartucho de CO2: em competições costuma levar o CO2 ao invés da bomba.
  • Agasalho: sempre tenho um corta vento na minha mochila. Já ví o tempo virar nas situações mais inesperadas.
  • Manguito: Tenho usado manguitos frequentemente para me proteger do sol (durante o verão) e para proteger do frio no inverno. No entanto para cada situação utilizo um produto diferente.
Costumo separar meus equipamentos com antecedência para não esquecer nada.

Corrida:

Para os treinos de corrida levo bem menos material.

Para todos os treinos com menos de 60min.  Não levo nada.

Acima de 60min costumo levar gel e uma caramanhola de água, que eu levo na mão.

 

E você, o que costuma levar nos seus treinos?

 

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário