Em provas curtas de triathlon (ou duathlon), as largadas e transições influenciam muito o resultado final da prova. Por causa de uma largada ruim você pode atrasar o começo de sua prova, já uma transição mal feita faz com que você perca tempo, o que pode ocasionar, por exemplo, a perda do primeiro pelotão no ciclismo.
Largadas
Em provas curtas de triathlon ou duathlon uma boa largada é importante para o seu sucesso na prova. Você pode não ganhar a prova na largada, mas certamente pode perder a prova na largada. Procure se posicionar próximo à atletas do seu nível técnico, assim você evita de ser atropelado por atletas mais fortes ou gastar muito tempo tendo que ultrapassar atletas mais fracos.
Dicas para a T1
Ao final da natação ou da primeira perna da corrida (no caso do duathlon) comece a visualizar o local da sua bike na transição. Isso evita que você perca tempo procurando por sua bicicleta ou trombe em outros atletas.
Ao achar sua bicicleta, a primeira coisa a fazer é vestir e afivelar o seu capacete, e sair empurrando sua bicicleta. Sair da área de transição sem afivelar o capacete além de infringir o regulamento, pode resultar eu um stop and go ou até mesmo na sua desclassificação dependendo da prova.
Sapatilha
Caso você não consiga calçar a sapatilha pedalando, afivele apenas uma fivela da sapatilha e deixe o restante para arrumar quando já estiver sobre a bicicleta, assim você perde menos tempo..
Dicas para a T2
Ao final da última volta do ciclismo, pedale em uma marcha um pouco mais leve para preparar suas pernas para a corrida. De novo, comece a visualizar o local de sua bicicleta antes de entrar na transição. E não esqueça de desmontar antes da faixa de segurança.
Dessa forma você garante uma transição mais rápida e consegue sair para correr mais forte.
Bons treinos!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.