Guia rápido para qualquer pangaré aprender a andar no pelotão

Como discutido no artigo Triathlon com Vácuo Liberado, a partir de 2016 as provas de Mundias de Triathlon para amadores também passaram a ter o vácuo liberado, no entanto nem todos atletas sabem pedalar nessa situação. Como forma de ajudar aqueles que querem experimentar esse tipo de prova preparei um guia para os atletas e seus técnicos sobre as competências e habilidades que os atletas deveriam ter sobre a bike para poder participar de maneira segura desse tipo de prova.

Seja Previsível

Essa é a regra número 1 do pelotão. Evite movimentos bruscos e qualquer direção. Procure pedalar mantendo uma linha reta evitando freiar ou mudar de direção repentinamente. Lembre-se sempre que existem outros atletas que estarão pedalando logo atrás de você, e o tempo de reação dos outros atletas pode não ser tão rápido quanto o seu.
Não sobreponha rodas

Uma pequena mudança de direção do ciclista da frente por conta do vento ou de um buraco inesperado no asfalto fará com que suas rodas colidam e vocês podem se acidentar.

Posição das Mãos

Quando estiver no pelotão tenha sempre os dedos nas manetes de freio para poder freiar mais rápido.

Olhe para frente!

Olhar diretamente para a roda do ciclista a sua frente iria fazer com que você não enxergue as coisas que acontecem na frente do pelotão e assim não tenha tempo suficiente para reagir. Mantenha o seu olhar a frente buscando sempre uns 5-10m a frente, dessa forma você terá mais tempo de reagir às mudanças no pelotão.

Táticas para o pelotão

Um erro pode fazer com que todos os ciclistas atrás de você se acidentem e que todo mundo saia da prova. Por isso é muito importante aprender algumas técnicas:

  • Aprenda a fazer o Rendez Vouz ou a Escalera:  o vácuo oferece vantagens  para os atletas que se revezam no pelotão, no entanto a dinâmica de trocar roda chamado por alguns de Rendez-vouz, escalera (ou paceline) precisa ser aperfeiçoado pelos ciclistas que devem entender a dinâmica do pelotão tanto para deixar a ponta após puxar o pelotão quanto para assumir a ponta no revezamento do pelotão.
  • Entenda a posição do vento: É importante entender que a dinâmica de como os atletas se revezam é ditada pela direção do vento, onde os atletas devem rodar sempre contra o vento. Se o vento sopra da direita para a esquerda, os atletas devem se revezar no sentido horário, já se o vento troca da esquerda para a direta os atletas se revezam no sentido anti-horário. Dito isso em uma prova de circuito (ou voltas), muitas vezes isso implica revezar em um sentido em um lado do percurso e revezar no touro sentindo do outro lado do percurso.
  • Faça micro-ajustes: Em alguns momentos pode haver uma pequena variação no ritmo do pelotão já que é difícil que todos façam exatamente a mesma força,  e essa variação é mais sentida para aqueles que estão no meio e no final do pelotão, por isso é importante fazer pequenas correções. Quando o atleta a frente diminui um pouco a velocidade pode ser necessário parar de pedalar por 1 ou 2 pedaladas, freiar bem de leve ou mesmo levantar o tronco para reduzir ligeiramente a velocidade. Já se o pelotão acelera demais, procure acelerar de maneira mais gradual para evitar que o pelotão corte (gíria usada para falar quando o pelotão se parte e alguns atletas ficam para trás).
  • Mantenha sua posição nas curvas. Quando pedalando em pelotão procure não cruzar a pista e maneira brusca, mantenha sua posição relativa ao pelotão durante as curvas.
  • Sinalize perigos e obstáculos na pista.  É muito importante que os ciclistas da frente avisem com antecedência as curvas, buracos, lombadas, cacos de vidro no chão e cachorros (e capivaras!) na pista. Os sinais devem ser passados de ciclista a ciclista até o final do pelotão. Tenha em mente que os atletas de trás não conseguem ver os perigos à frente. Caso algo inesperado aconteça, como por exemplo você derrubar uma caramanhola, grite “Caramanhola” e de maneira alguma pare bruscamente para apanhá-la.
  • Subidas: Nas subidas, evite seguir a roda da frente muito de perto. Atletas inexperientes podem perder o embalo ao ficarem de pé, o que causa ligeira desaceleração. Se você estiver muito perto nesse momento sua roda pode colidir com o ciclista da frente e vocês podem se acidentar.
  • Descidas: Geralmente os atletas da frente tem que continuar pedalando enquanto os atletas de trás apenas descansam, muitas vezes sem pedalar ou pedalando muito leve. Mantenha as mãos firmes nas manetes de freios, pois dessa forma tem mais estabilidade ao passar sobre buracos ou pequenos solavancos da estrada – em alta velocidade pequenos obstáculos podem te desequilibrar mais facilmente.
  • Não olhe para trás. Muitos atletas, quando olham para trás, mudam sua direção e causam confusão no pelotão. Se escutar algum barulho atrás de você no pelotão, continue pedalando e olhando para frente.
  • Cuidado com os “braço duro”. Alguns atletas são perigosos no pelotão, geralmente por falta de habilidade. Esses atletas fazem movimentos repentinos, freiam bruscamente. Se identificar um atleta assim, saia de perto.
  • Relaxe! Não entre em pânico, contraia os ombros ou aperte demais o guidão. Quanto mais tenso você estiver enquanto pedala, maior a chance de desequilibrar. Estando mais relaxado, você possibilita que seus músculos absorvam os pequenos impactos da estrada e diminui os riscos de cair.

 

E você tem mais alguma dica para andar no pelotão?

Treinamento para Provas de Triathlon com Vácuo

Se você se interessou em aprender e melhorar essas técnicas ou treinar especificamente para esse tipo de prova, conheça nossos Serviços de Treinamento.

Referências:

Draft Legal Age Group Racing Bike Skills Guide

Bons treinos!!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário