Saiba o que o exercício pode fazer pela sua TPM

Oitenta por cento das mulheres exibem algum sintoma de TPM. Os sintomas da TPM são muito variados, entre eles estão inchaço, cólicas, retenção de líquido, aumento da sensibilidade nos seios, alterações no humor e o mais comum de todos é aumento do apetite.

Ter alguns desses sintomas na semana antecedente a sua menstruação é normal o problema surge quando esses sintomas são tão severos que começam a afetar a sua qualidade de vida, os compromissos sociais e seu trabalho.

Por muitos anos o tratamento a TPM envolvia medicamentos contraceptivos e até antidepressivos em alguns casos . A alguns anos o exercício tem sido proposto como um meio de atenuar os sintomas e a intensidade da TPM (Referência).

Um estudo de 2007, acompanhou durante 7 anos um grupo de mais de 3.000 corredoras e avaliou vários aspectos da saúde dos corredores. O estudo descobriu que as corredoras que corriam regularmente mais de 30km por semana conseguiram não só manter o seu peso e suas medidas ao longo dos anos como também apresentaram menos sintomas e sintomas mais leves relacionados a TPM, se comparadas com o grupo de corredoras que corria menos de 20km por semana.

Ainda muito se discute a respeito das recomendações a respeito do exercício para atenuar TPM, mas já existe consenso nos seguintes pontos:

  • O Exercício tem que ser regular: As mulheres que exercitavam-se regularmente e sem grandes períodos de interrupção em suas atividades tiveram os melhores ganhos em qualidade de vida e diminuição da TPM.
  • O Exercício tem que ser vigoroso: Exercícios de baixa intensidade (FC < 60% da FC Max.) parecem não ser tão eficientes em promover a redução dos sintomas da TPM, quanto exercícios mais intensos (>80% FC Max.).
  • Exercícios aeróbios são melhores: Exercícios aeróbios como a corrida, o ciclismo e a natação parecem ser mais benéficos do que aulas de ginástica e Musculação. Já que  alguns estudos creditam à melhora da circulação promovida por esses esportes pela diminuição da TPM.
  • Quando você se exercita o cérebro libera mais beta-endorfinas, substancias responsáveis pelo bem estar e pensamentos positivos.

Agora você já sabe quando a TPM der seus primeiros sinais, largue a barra de chocolate e vá treinar!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *