Descanso na planilha

Mais uma razão para você ter um dia de descanso na planilha

Se você acha que a única razão de ter um dia de descanso na planilha é para dar descanso aos seus músculos, leia com atenção. Embora os músculos sejam parte da equação, não são só eles que se beneficiam de um dia de descanso.

Recentemente um grupo de pesquisadores apresentou resultados mostrando que o descanso é fundamental para a saúde de seus ossos, o estudo que foi apresentado no Congresso Anual da Sociedade Americana de Fisiologia, traz alguns dados bem interessantes. 

Os pesquisadores da Universidade Canadense de Brock analisaram amostras de sangue de 15 Remadoras de Elite durante a fase mais intensa de seu treinamento na temporada Pré-olímpica. Essas amostras posteriormente foram comparadas com amostras colhidas durante semanas regenerativas do treinamento, que incluíam dias de descanso total.

Eles descobiram que as remadoras tinham niveis significativamente mais baixos de Osteoprotegerina (OPG) –  uma proteina que protege a perda de massa óssea – e níveis aumentados de Esclerostina (SOST) –  uma proteina que atrapalha a formação de ossos – durante as semanas de treino mais intenso (que tinham em média 18h/sem) comparadas com as semanas regenerativas.

É sabido que o treinamento intenso gera níveis mais altos de inflamação no organismo, o que aumenta os níveis de SOST, segundo o Dr. Pangiota Kentrou, professor do Departamento de Cinesiologia da Universidade de Brock.

E mesmo não havendo diferenças na densidade mineral dos ossos ao final do estudo, segundo ele, exercícios prolongados de alta intensidade podem geram prejuízos para os seus ossos ao longo do tempo. Mais estudos estão sendo feito a esse respeito.
Embora o estudo tenha sido feito com remadoras, os dados podem ser aplicados aos homens, os pesquisadores acreditam que resultados similares possam ser encontrados em outras modalidades.

Meu treinamento está estragando os meus ossos?

Tenho acompanhado recentemente o surgimento de muitos atletas com fraturas por estresse em seu organismo, principalmente entre as corredoras e triatletas. E acho que o estudo pode ter apontado uma das causas do aumento repentino de tantas lesões.

Muitos treinadores acham que seus atletas não precisam ter dias de descanso em suas planilhas e na minha opinião esse estudo veio reforçar a minha idéia de que um dia off por semana é fundamental para a sua saúde e longevidade no esporte.

Porquê você precisa de um dia de descanso na planilha?

Para entender corretamente a importância do descanso, é fundamental entender como você se condiciona com o exercício. Não ficamos em forma durante os treinos. O que fazemos durante os treinos é aplicar um estímulo que tira o nosso corpo da homeostase (elevando nossos batimentos cardíacos, quebrando fibras muculares, secretando alguns hormônios do estresse).

Quando realmente entramos em forma, vem depois do estímulo. Enquanto você come, descansa e dorme, o corpo começa a trabalhar para reparar os danos no organismo, gerando assim as muitas adaptações do exercício, reparando as fibras dos músculos, deixando o coração mais eficiente, melhorando as reservas de glicogênio do corpo, melhorando o transporte de oxigêncio e deixando a termoregulação mais eficiente.

Treinando de maneira correta e continuamente, o organismo se degrada e repara, colocalando uma pequena adaptação em cima da outra até que, tempos depois, você esteja em outro patamar de condicionamento, pronto para correr uma maratona, fazer o seu triathlon ou encarar aquela prova casca grossa que você sempre quis.

Quando a recuperação não é suficiente, com o tempo o organismo toma o caminho inverso, se degradando cada vez mais. Por isso alguns atletas se lesionam, se desmotivam, ou ficam doentes.
Ainda que o estudo tenha sido feito com atletas de nível olímpico, que possuem um regime de treinamento significativamente maior do que os atletas amadores, um dia de descanso na planilha por semana pode trazer os seguintes benefícios ao seu treinamento.

  • O descanso ajuda na sua evolução. Muitos acreditam que para evoluir é preciso treinar forte e realizar um alto volume de treinamento. Para melhorar a sua performance é necessário sim aumentar progressivamente a carga do seu treinamento, mas o ideal seria uma semana regenerativa a cada 3 ou 4 semanas.
  • Melhora o seu sistema imunológico. Entre os atletas de endurance é alta a incidência de gripes e resfriados. Muitos não adequam a carga de treinamento à sua realidade e “abrem as portas” para essas doenças. E o tempo que você fica doente é o tempo que você fica longe do seu treinamento. Aqueles que se adoentam menos, ficam menos tempo longe do seu treinamento. O sistema imune também é responsável pela reparação dos músculos, tendões e ligamentos. Um sistema imune constantemente sobrecarregado é sinônimo de atleta frequentemente lesionado e doente. Vale a pena ler nossas Dicas de como se proteger de Gripes e Resfriados.
  • Você não irá perder performance. Demora alguns dias de inatividade para você começar a perder performance. Um ou dois dias de descanso na semana não irão estragar todo o seu esforço dedicado ao treinamento. Os melhores atletas não são necessariamente os que treinam mais, mas sim os que treinam de maneira mais acertada.

Dica extra: Muitos atletas gostam de complicar o descanso (meias de compressão, normatec boots, banhos de gelo, suplementos caros…), o principal é o sono a boa alimentação e hidratação. Aqui o mais simples é o mais eficiente.

 Siga essas dicas para melhorar o seu rendimento e sua longevidade no esporte.

Receba nossos artigos!

Sobre a  Viiva Assessoria

A Viiva Assessoria é uma assessoria esportiva especializada em treinamento de atletas amadores para Provas de Triathlon e Mountain Bike. Já ajudamos a centenas de atletas em vários lugares do brasil a atingirem os seus objetivos esportivos.

Nossos programas de treinamento 

Quer conhecer nosso programa de treinamento para MTB? – https://viivaassessoria.com/treinamento-mtb-e-ciclismo/

Quer saber mais sobre nosso programa de Treinamento para Ironman? – https://viivaassessoria.com/treinamento-triathlon/

Ainda não sabe nadar? – Como fazer um triatleta nadar em 8 semanas! – http://eepurl.com/dgDdIP


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário