4 Razões para fazer um Short Triathlon

Vamos encarar os fatos, você não ganha um troféu por fazer tudo direito no trabalho. Não ganha medalha se conseguiu bater as metas de venda. No triathlon é diferente. Basta fazer uma prova, que o seu esforço vale um selfie e muitas vezes uma medalha de participação.
Seja qual for a prova que você participe, o desafio e a emoção de participar serão grandes e eu garanto que a maioria dos seus amigos irá achar legal. Outro ponto é que, as crianças tendem a se espelhar nos adultos com os quais convivem, se mantendo fisicamente ativo e treinando regularmente, as chances de seus filhos serem fisicamente ativos e consequentemente mais saudáveis aumentam muito.

Muitos, que não conhecem o triathlon, podem achar que o esporte se resumo ao IRONMAN (aquela prova onde os atletas nadam 3800m, pedalam 180km e correm 42km), mas no triathlon existem muitas outras distâncias.
 A distância oficial mais curta do triathlon é o Short Triathlon ou Sprint Triathlon, uma prova de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Apesar de existirem algumas provas de distâncias menores (Provas fitness e provas infantis), o Sprint Triathlon é a porta de entrada no esporte para muitos. E na minha opinião, a distância Sprint é a mais importante no Triathlon (continue lendo que eu já vou explicar).

Porque o Sprint Triathlon é a distância mais importante do triathlon?

Depois de já ter participado de dezenas de provas de triathlon de todas as distâncias (aquathlon, duathlon, triathlon, biathlon, You Name it!….eu já fiz!), comecei a pensar que o Sprint é a melhor distância de todas. Veja minhas razões abaixo:

1- Você pode treinar pouco (e ainda ser competitivo):

Pelas distâncias de um Sprint Triathlon (eu ainda prefiro falar Short Triathlon), os vencedores cumprem o percurso em tempos próximos a 1h, a maioria dos amadores faz tempos inferiores a 2h. Com isso, é possível participar e se divertir treinando apenas 1h por dia.
Para os que são mais competitivos, dá pra se destacar e ir bem treinando menos de 8h/sem.

2- A prova passa rápido:

Para quem está fazendo a prova, tudo é festa e, mesmo em um Ironman, temos a impressão que a prova passa bem mais rápido do que ela realmente passa. Já para quem está do lado de fora, algumas provas são um pouco cansativas, já que muitos percursos não favorecem que o público consiga acompanhar os atletas.
Em um Short Triathlon, mesmo que o percurso não favoreça o acompanhamento da prova, os percursos são menores e os atletas passam o tempo todo.

3- Você tem pouca margem pra erros

Mesmo os atletas que focam seus treinos para provas longas, deveriam fazer provas de Short Triathlon para se aperfeiçoarem.
Em uma prova curta, você não pode se poupar, é força do começa ao fim. Se nadar, de maneira muito conservadora, a etapa da natação acaba. Se poupar demais o pedal, vai sair para correr muito descansado, e se você controlar demais os primeiros kms da corrida, a prova passa que você nem viu.
Outro ponto bem legal são as transições, em provas curtas, quem busca pódio não pode errar. Assim você tem mais chances de praticar suas transições para ficarem mais rápidas. Já que podemos fazer várias dessas provinhas ao longo do ano.

4- Você pode fazer várias provas ao ano!

Ao contrário de provas longas como o Ironman e as maratonas, que demoramos dias, as vezes semanas para se recuperar completamente, podemos fazer um Short Triathlon por mês se quisermos, facilmente. A prova é curta e apesar da alta intensidade da prova, a recuperação é rápida.

Bons treinos!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!

2 Comments

    1. Rodrigo Langeani

      Lucas, para a sua primeira prova, recomendo não estabelecer meta de tempo, nesse caso a meta deve ser completar a prova.
      Com base no tempo de sua primeira prova, aí sim, junto com o o seu treinador, você pode definir uma meta de tempopara as provas seguintes.
      Os tempos das provas variam de acordo com o percurso. Algumas provas tem um percurso mais dura, outras um percurso mais rápido.
      Mas um iniciante médio, fará algo em torno de 1h30 e 1h50 de prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *