Triatletas iniciantes sempre me perguntar se devem ou não aprender a fazer Virada Olímpica já que durante a prova do triathlon, que é realizada em águas abertas, não fazemos viradas.
A primeira vista esse raciocínio parece fazer sentindo, mas o fato de fazer as viradas olímpicas em seu treino de natação na piscina pode ajudar, e muito, a sua evolução no triathlon.
Continue lendo, que vou explicar os motivos e você ira entender.
1- A virada dá constância em seu treino
Mesmo que você não vá utilizar a virada olímpica em sua prova de triathlon, ao fazer a virada olímpica você estará simulando um esforço mais contínuo, tal qual é nadar em águas abertas.
Quem faz virada simples, interrompe o nado por mais tempo e perde a chance de simular melhor as demandas das águas abertas.
2- A virada olímpica melhora o seu condicionamento
Para fazer a virada olímpica é preciso prender a respiração por mais tempo, isso não depende apenas do fôlego mas de um maior controle respiratório.
Ao se acostumar a fazer a virada olímpica você terá desenvolvido uma maior capacidade pulmonar e melhorado o seu sistema cardiovascular, o que se traduz em melhora da performance no triathlon!
3- Você conseguirá treinar com atletas mais fortes se fizer
Oriento alguns alunos que nadam bem, mas que ainda não fazem a virada olímpica no treino todo. Durante as séries principais, esses alunos apesar de ter um ritmo de nado bom, acabam ficando para trás em relação a outros atletas de condicionamento similar, mas que fazem a virada olímpica.
Um atleta que poderia treinar em grupo com atletas do mesmo nível, ou mais fortes, acaba ficando para trás pelo simples fato de não fazer a virada olímpica.
E agora, você vai se esforçar para fazer a virada em seus treinos de piscina?
Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email!
Sobre a Viiva Assessoria
A Viiva Assessoria é uma assessoria esportiva especializada em treinamento de atletas amadores para Provas de Triathlon e Mountain Bike. Já ajudamos a centenas de atletas em vários lugares do brasil a atingirem os seus objetivos esportivos.
Quer saber mais? – https://viivaassessoria.com
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.