Saber fazer curva é uma das técnicas mais importantes na pilotagem do montain bike mas ela não recebe a devida atenção por parte da maioria dos ciclistas.
Muitos não têm ideia da importância das curvas no MTB, outros até têm consciência que precisam melhorar nas curvas, mas não sabem por onde começar!
Nós da Viiva Assessoria há anos desenvolvemos o projeto Escola de MTB com o objetivo de ajudar os Mountain bikers a desenvolver e melhorar a sua técnica de pilotagem ponto através da nossa metodologia desenvolvida para exclusivamente para o ensino do mountain bike. Seja você iniciante ou avançado, nós conseguimos fazer você evoluir!
Como fazer curvas no MTB?
Embora existam diversas tipos de curvas, no que diz respeito à técnica alguns pontos são comuns à todas essas situações.
Essas dicas podem servir de ponto de partida para você praticar e, a partir daqui você pode ajustar a técnica para as condições diferentes.
1- Olhe para a saída da curva!
Mantenha o seu olhar para o ponto de saída da curva durante toda a trajetória.
2- Ajuste a sua posição corporal
Mantenha o peso distribuído de maneira igual entre a roda dianteira e traseira.
Procure manter o tronco baixo para abaixar o seu centro de gravidade.
3- Entre na curva aberto
Ao contrário das curvas no asfalto, na terra buscamos fazer a curva o mais aberta possível. Dessa forma conseguimos manter uma maior velocidade na curva.
4- Procure um ponto de apoio na curva
Se a curva possuir uma parede inclinada, use-a. Caso não a possua, procure por uma pequena ondulação, um pedaço de raiz, qualquer pequeno apoio pode fazer muita diferença para que seus pneus não escorreguem.
Dicas Extras para curvas no MTB:
5- Tempo de frenagem
O time da frenagem é um dos pontos mais importantes para ganhar tempo nas curvas. Os melhores atletas têm o hábito de frear antes de entrar na curva isso possibilita com que os atletas consigam deslizar melhor na curva e saída da curva com uma velocidade um pouco mais alta.
Os atletas iniciantes têm o hábito de frear dentro da curva, isso é ruim pois aumenta a chance dos pneus derrapar e você tomar um tombo, além de prejudicar a velocidade de saída da curva.
Assista ao vídeo abaixo da série 30 dicas para mountain bike e veja um resumo da técnica correta de frenagem nas curvas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.