Você sabe o seu peso ideal para competir? (Parte 2/2)

Imagine que a partir de hoje você tenha decidido melhorar sua performance. Vai treinar com mais afinco e com mais constância prestando atenção para não se lesionar nem entrar em overtraining. Vai comer direitinho abandonando de vez o refrigerante, a fritura e os doces.

Imagina agora que o ápice desse processo coincida com sua prova principal onde você conseguisse o melhor resultado de sua vida.

Se isso realmente acontecesse certamente no dia da competição seu peso seria menor do que o peso de hoje, não? Pois bem, muito provavelmente esse seria o seu peso ideal.

Como falamos no artigo anterior o seu peso afeta diretamente sua performance no esporte. Normalmente, a medida que você treina e come corretamente buscando uma melhor performance seu corpo ajusta sua massa (e sua composição) para se adaptar as exigências que você impõe a ele. Essas adaptações são tão significantes quanto as adaptações cardíacas, circulatórias e musculares geradas pelo seu treino.

O autor no Triathlon Internacional de Santos 2000: 64kg e 6% gordura. (Vale lembrar que na época não existiam macaquinhos!).

Se após a suposta competição você decidisse relaxar um pouco e diminuir os treinos e voltasse a comer porcaria. Após algumas semanas você teria ganho um pouco de peso. Agora se você cansasse da vida desregrada e dessa vez voltasse a treinar determinado a recuperar o seu peso ideal mais rapidamente e resolvesse adotar uma dieta mais agressiva. Sua estratégia funciona e após algumas semanas ao subir na balança você atinge seu peso ideal, a balança marca a mesma coisa, mas apesar disso seu condicionamento não está igual.

O que deu errado?

O que aconteceu foi que apesar de você pesar o mesmo tanto sua composição corporal está diferente dessa vez.

Composição corporal refere-se a como seu corpo é constituído, ou quanto de gordura, músculos, ossos e vísceras você tem em seu corpo. Então nessa situação você provavelmente recuperou o seu peso, mas não sua composição corporal. A partir de agora para seu entendimento no texto, peso ideal significará composição corporal ideal.

Infelizmente a ciência não possui nenhuma ferramenta para determinar o peso ideal das pessoas uma vez que cada organismo é diferente e o que pode ser bom para mim não necessariamente será bom pra você.

O jeito mais fácil de descobrir o seu peso ideal é testar-se e registrar as variações de peso e composição corporal.
Fittzgeral sugere testar-se a cada 4 semanas pesando-se, determinando sua % de gordura e fazendo um teste em sua modalidade esportiva.

Para determinar a % de gordura existem vários métodos. Adipometria, bioimpedância ou DEXA são os métodos mais comuns. Eu possuo uma balança de bioimpedância Tanita.

Como testar-se?

  • Determine seu peso e % de gordura;
  • E faça um teste físico na sua modalidade.
  • Registre os dados numa tabela.

Dessa forma você conseguirá enxergar a influência do seu peso e % de gordura sobre seu desempenho.

Para facilitar vou usar o meu exemplo. Como atleta me preparo para participar de Triathlons. Tenho testado constantemente minha performance na bike (meu ponto fraco) fazendo testes de FTP, além de testes na corrida e na natação.
Os testes servem para quantificar a melhora do meu treinamento e para tentar descobrir meu peso ideal para competir.

DataPeso% de GroduraFTP (W/kg)
Dezembro 201672kg14,00%2,72
Julho 201771kg11%3,1
Dezembro 201767kg8,00%3,65

No início do me treinamento, após um hiato de 6 anos sem treinar, eu estava pesando 72kg com 14% de gordura. Fiz o primeiro teste de FTP com 2,72 watts/kg, um valor um pouco melhor do que um sedentário. Seis meses depois, após e primeiro ciclo de treinamento, repeti o teste, e agora com 70kg e 12% de gordura fiz 3,0watts/kg. Em dezembro de 2017, com 12 meses de treinos regulares fiz 3,65watts/kg no mesmo teste. E assim continuo a ajustar o treino e a buscar a melhora em minha modalidade mais fraca.
Testes de esforço:

  • Corredor: Corra 10km num percurso plano ou na pista. Corra a 95% do seu máximo e anote o tempo.
  • Ciclista: Faça um contra-relógio de 20min em um percurso plano e sem muitas curvas. Anote a distância percorrida e a velocidade média. Se você usa medidor de potência, anote a potência média;
  • Nadadores: Faça 5x100m no estilo da sua prova com 5min de intervalo entre cada tiro. Tente fazer a melhor média possível. Anote os tempos e calcule a média dos tiros.
  • Nadadores de águas abertas: Faça 1 tiro de 1000m na piscina. Anote o tempo total e calcule sua média /100m.
  • Mountain Biker: Os Mountain Bikers devem fazer o mesmo teste que os ciclistas. Caso queira testar-se na terra. Marque um percurso de 15-20km. faça o teste na mesma trilha e sempre no mesmo trecho. Anote o tempo total e sua velocidade média.
  • Triatletas: Os triatletas devem testar-se nas 3 modalidades. Faça o teste proposto ao corredor, ao ciclista e ao nadador de águas abertas. Realize cada teste em dias separados. Mas evite fazer o teste de corrida e pedal na mesma semana, já que o desgaste de um teste pode influenciar no resultado do outro. Fazer o teste de natação e ciclismo ou natação e corrida na mesma semana não tem problema.

Espero que as dicas tenham ajudado na sua busca pela melhora de performance.

Receba nossos artigos em seu email!

Referências:

Fittzgeral, M. Racing Weight: How to get lean and achive peak performance. 2009


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário