Planejando a próxima temporada

A definição de objetivos claros na temporada está diretamente ligada aos seus resultados esportivos.

O planejamento da temporada está diretamente ligado à obtenção de resultados. Além de treinador tenho formação em Administração, e nessa área existe um ditado – O que é medido é Realizado.

E como treinador observo que os alunos que ao início da temporada definem objetivos claros para o seu ano, conseguem mais facilmente atingir os seus objetivos.

Confesso que nessa época do ano, já entramos em clima de festa e as vezes a última coisa que queremos é definir o calendário do ano seguinte, mas esse direcionamento faz toda a diferença em seu treino.

Defina seu objetivo principal

Ao planejar a sua temporada você deve eleger uma prova principal no seu ano, sua prova A. E todo os eu treinamento será planejado em função dessa prova.

Depois de escolhida sua prova principal, você deve escolher as suas provas secundárias. As provas B, são provas que ainda são importantes, ou que você quer ir relativamente bem, mas que você não irá mudar muito o treino para participar. E por fim as provas C, que são provas treino, onde você não se preocupará tanto com o resultado e irá participar para testar um equipamento, avaliar uma estratégia ou apenas para pegar um pouco de ritmo de prova.

Divida a temporada em duas partes

Uma boa dica também é dividir a sua temporada em duas partes. Um exemplo é focar no campeonato regional, em um semestre para participar do campeonato brasileiro no segundo semestre, treinar para uma prova classificatória no primeiro semestre e para o mundial no segundo semestre. Ou ainda, focar o primeiro semestre em provas longas e o segundo semestre em uma prova curta.

Dividindo a temporada em duas partes, temos a vantagem de poder programar uma pequena pausa e renovar nossos objetivos ao longo do ano. Mentalmente essa abordagem é muito mais eficiente na hora para manter a motivação ao longo do ano

Participe de um treino simulado

Treinos simulados, são ótimos para ganharmos confiança para a prova A e testar equipamentos e estratégias. É nos simulados onde temos a chance de testar equipamentos, estratégias de ritmo e nutrição, sem a preocupação e a cobrança do ambiente de competição.

Tente se programar para participar dos treinos simulados propostos pelo seu treinador. As provas C, podem ser usadas como treinos simulados.

Apoie provas locais

Em alguns casos sua prova principal, pode ser alguma prova local perto da sua cidade. Esses eventos menores são o fomento para o cenário esportivo nacional. São através dessas provas que muitos iniciam no esporte e que todo o setor envolvido no esporte (atletas, lojistas, assessórias esportivas, nutricionistas, …) cresce. Nós da Viiva tentamos sempre prestigiar algumas provas regionais e de organizadores menores por acreditar na importância de tais eventos para o crescimento do esporte.

Nem sempre sua prova principal será sua prova local, no entanto é importante participar, sempre que possível, e tentar apoiar os organizadores locais para que o esporte possa continuar a crescer.

E você já definiu seus objetivos para a próxima temporada?

 

 

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.