Obesidade, sobrepeso e corrida. O que você precisa saber para iniciar na modalidade!

corredor obeso

A meta deste ano é correr, mas você está acima do peso?

Com a chegada do ano novo, metas e objetivos são colocados à prova, mas o primeiro passo é dar o Start. Quanto mais cedo começar melhor não é mesmo?
Hoje escolhi a corrida como principal assunto, todos sabemos que esta modalidade está crescendo muito e que é bem simples correr não é mesmo? Não, já explico o porquê.
A maioria das pessoas imagina que colocar um tênis, ligar a música, pegar um fone de ouvido e sair correndo é algo bem fácil. Concordo com a maioria que isso é algo muito simples de fazer, mas vamos ao início e alguns dados relativos a essas pessoas e atividade.

No Brasil cerca de 30 milhões de pessoas são obesas ou têm sobrepeso, quase um quinto da população.

Agora, voltando ao início do texto onde na virada do ano, a maior parte das pessoas fazem suas “promessas fitness”, qual atividade é a mais fácil e simples de começar? CAMINHADA e CORRIDA com certeza!

Assim começamos o nosso problema, se uma grande parte das pessoas estão obesas e faz essa promessa de início de ano, muitos têm uma enorme chance de se lesionar e até mesmo correr riscos de vida.

Por este motivo as 4 dicas abaixo, irão mostrar alguns pontos que temos que nos preocupar.

  1. Procure um Médico, faça exames e veja se está apto a começar atividade
    Faça os exames de rotina, um simples exame pode detectar algo que você não espera e até salvar a sua vida. Antes de começar, descubra se você está apto para praticar qualquer atividade física e com segurança.

    2. Busque o auxílio de profissionais de Educação Física que entendam da modalidade
    O acompanhamento profissional é de suma importância para  programar e orientar os seus treinos com segurança, para que ao mesmo tempo você se desenvolva na corrida e evite lesões no esporte.

    3. Investir em saúde e atividade física lhe dará alguns anos a mais de vida
    Aqui cabe aquela velha frase que todo mundo conhece: “é melhor investir em atividades físicas do que em remédio”,  um dos melhores remédios para o nosso corpo com toda certeza são os exercícios físicos.
    E o investimento em questão, não é somente em valores reais, investindo em atividade física você estará investindo em disposição, empenho, responsabilidade e comprometimento com você mesmo.

    4. Comece com pequenas metas e vá aumentando aos poucos.
    O maior erro que uma pessoa pode fazer é colocar metas muito ambiciosas que possam ir além dos limites do corpo.
    Comece com as pequenas metas, um passo de cada vez. Dessa forma, você se desenvolve com mais segurança e diminui o risco de se frustrar.

    Para se aprofundar mais leia também os 3 maiores erros dos corredores.

    Resumindo:

Para evitar lesões, problemas cardíacos e não sair direto da corrida para hospital, é muito importante que você siga essas dicas: consulte um médico, um professor de educação física especializado em corrida (e possivelmente um nutricionista) antes de correr.
Um treino mal feito na maioria das vezes pode ser pior que o excesso de gordura.

Agora que leu este artigo, você sabe que não é somente colocar o tênis no pé e sair correndo. Temos vários fatores para levar em consideração, e as pessoas com  sobrepeso, obesas ou mesmo sedentárias, devem redobrar esses cuidados!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *