O que é e pra que serve o Drop no Tênis?

O Drop no Tênis tem gerado muita discussão entre os corredores, treinadores e médicos, mas o que é o drop no calçado e como isso influencia na sua performance e na prevenção de lesões?
Escolher um bom tenis de corrida nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para os iniciantes.

O que é o drop no calçado e para quê ele serve?

O drop no calçado nada mais é do que a diferença de espessura entre a sola da região do calcanhar e a sola da região do antepé. De um modo geral a maioria dos calçados possui alguma diferença no drop, Calçados com a sola da parte traseira mais espessas do que a sola do antepé, possuem um drop maior e vice versa. Dizemos que um calçado possui um drop de 10mm ( ou 1cm) quando a espessura do solado é 10mm mais espessa do que o antepé.  Até algum tempo atrás 10mm de drop era o normal para a maioria dos calçados de corrida, mas de uns anos pra cá surgiram muitos modelos com drops menores ou até Drop Zero (um tênis sem diferença na espessura do solado da parte da frente em relação a parte de trás).

Na imagem podemos ver claramente a diferença entre a espessura da parte da frente e da parte de trás do solado. Essa diferença de espessura é o Drop do Tênis.

Porque isso é importante?

É importante porque ao mudar o drop, mudamos ligeiramente a maneira como os músculos e as articulações trabalham na corrida. Um tênis com drop mais baixo favorece aqueles corredores que tendem a pisar mais com o antepé (ou com o  pé chapado), já usando um tênis com drop maior o oposto acontece.

Ao mudar o drop do calçado podemos manipular a forma como nosso corpo recebe os impactos o que poderia ajudar em alguns casos. Por exemplo, um atleta com um problema recorrente de tendente no tendão de aquiles poderia se beneficiar durante a sua reabilitação de um calçado com um drop mais alto.

Mas preste atenção pois o tempo de adaptação a um novo calçado pode ser maior para algumas pessoas. Se você está acostumado a usar um tênis com um drop grande e quer começar a usar um tênis com um drop menor, deve fazer a transição de forma gradativa já que essa mudança exige uma adaptação por parte dos músculos, principalmente da panturrilha.
Segundo a Dra. Heather K. Vincent do American College of Sports Medicine, alguns cuidados devem ser tomados ao escolher um bom tênis de corrida.

  • Procure calçados de Menor Drop: Dê preferência para calçados com até 6mm de drop, já que segundo estudos, esse solado permite o movimento natural de suporte do pé durante as passadas.
  • Prefira calçados Neutros: por muito tempo acreditou-se que tênis com suporte ajudavam a prevenção de lesões, mas o oposto ocorre, quando mais suporte, mais interferência na capacidade do organismo absorver os impactos da corrida.
  • Peso: Procure calçados mais leves do que 285 gramas para os homens (peso aprox. para o ttam 41) e 226g para mulheres (aprox. para um tamanho 36)

É muito importante experimentar o calçado antes de comprá-lo.

Outra coisa para se ter em mente é que a forma com que você treina corrida e faz o seu treino de fortalecimento (musculação, pilates, treino funcional) tem uma influência muito, mas muito maior do que qualquer tênis em sua performance e na incidência de lesões. Se você quer trocar de tênis deve fazê-lo de uma maneira cuidadosa e progredir o volume de corrida gradualmente para o novo calçado.
Quando troco de tênis costumo usá-lo umas 2 ou 3 vezes no dia-a-dia, antes de treinar com ele. No inicio, limito o uso a treinos mais curtos e em baixa intensidade, e aos pouco passo a usá-lo em treinos mais intensos!

Bons treinos!

Quer saber mais? Então Assine gratuitamente nosso Minicurso de Corrida e receba dicas para correr melhor!

 

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *