Entre em forma na natação para 2018

Essa época do ano é o momento ideal para desenvolver sua natação ficando mais forte, melhorando a técnica e treinando mais para se preparar para a nova temporada.

Conheço muitos triatletas que negligenciam totalmente a natação. O condicionamento físico gerado pela natação irá fazer com que você se torne um triatleta melhor. Por mais bem condicionado que você esteja no ciclismo e na corrida, a falta de condicionamento físico na água ou a má técnica de nado não irão salvar a sua prova.

Uma boa base de natação é uma grande vantagem sobre aqueles que não deram a devida atenção aos treinos de piscina. Outro ponto importante é que a falta de impacto na natação permite treinar mais intensidade na natação, sem comprometer tanto os treinos de ciclismo e corrida. Claro que estou escrevendo pensando naqueles que querem melhorar o seu próprio desempenho, que estão comprometidos com sua performance. Se você quer apenas participar das provas e “sobreviver à natação”, então caia na água 2x por semana e já se prepare sabendo que você irá pagar o preço no desempenho do seu ciclismo e de sua corrida.

Há um enorme equívoco de que, por a natação ser a parte mais curta do triathlon, em comparação com o ciclismo e a corrida, que se pode “emprurrar com a barriga” os treinos de natação. Quem acredita nisso e não treina adequadamente, já sai da água com uma grau de fadiga enorme para começar o ciclismo e a corrida. Já aqueles que treinam de maneira mais organizada e buscam a melhora técnica, terão a vantagem de não só conseguirem nadar mais rápido, mas de também o fazerem de maneira mais relaxada e controlada, o que resultará em um atleta saindo da água mais inteiro para as outras modalidades.

Como treinador sempre tento motivar meus atletas a caírem na água pelo menos 3x por semana para desenvolver o condicionamento e a aptidão técnica necessária na água, tanto para os alunos que treinam presencialmente como à distância.

Se você sente que precisa melhorar ainda mais a sua natação para progredir no seu desempenho de triathlon, entre em contato para conhecer nossos planos de treinamento e nosso acompanhamento de natação.

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.