Dicas para iniciar no Trail Run

O que é o Trail Run?

 

Trail Run nada mais é que uma corrida, porém não uma corrida comum , como as corridas de asfaltos, onde na maioria das vezes a dificuldade está na Altimetria, clima, ritmo, aclives e declives.

Essa modalidade tem como principal característica o terreno totalmente “irregular” e as corridas podem ser feitas em Trilhas, estradas com pedras soltas, estradas batidas, montanhas, rios, subidas íngremes e descidas alucinantes entre outras adversidades.

Mesmo com todas essas adversidades essa modalidade vem se tornando a queridinha da galera que quer fugir do asfalto.

 

O que preciso saber para iniciar uma corrida Trail Run?

Vamos contar que você já leu o texto acima e já sabe de todas as características e adversidades que podemos encontrar pela frente.

Um atleta que queira iniciar nesta modalidade, primeiro tem que passar por uma fase de adaptação de terreno, então minhas dicas são:

  • Converse com seu treinador  e programe os seus treinos mesclando asfalto e estradas de terra para esta adaptação.
  • Comece correndo devagar e sentindo toda essa diferença de terreno, a adaptação começa aos poucos e ao final dos primeiros treinos irá notar que essa modalidade exige um pouco mais do nosso corpo.
  • Não tente ser “O CORREDOR” e se jogar de corpo e alma dentro de uma trilha que não conheça muito bem.
  • Nunca corra sozinho neste tipo de modalidade, sempre convide algum amigo para treinar ou procure levar o celular, caso aconteça algo que não esta programado, você consegue se comunicar e chamar socorro.  (Segurança em primeiro lugar)
  • E por ultimo, não jogue nada na natureza (lixo é no lixo ok? ) aproveite ao máximo os lugares por onde você passar a natureza se renova a cada dia.

 

Para essa modalidade preciso de equipamentos especiais?

Depende do quanto você quer investir, todo o esporte tem equipamento próprios para modalidade e o Trail Run não é diferente.

Vou dar alguns exemplos que eu como treinador sempre indico para meus alunos.

 

  • Tenis adequado para modalidade: o Tênis de Trail Run tem uma característica diferente dos tênis de rua. Olhe a foto abaixo e veja a diferença.

 

tênis para trail run
Conseguiu notar a diferença? O tênis para corrida em trilha é mais reforçado e possui um solado com mais cravos.

 

Conseguiram notar as diferenças?

A principal diferença esta no Solado mais resistente e com “cravos” para aderência nas trilhas, pedras ou lama.

 

  • Mochilas ou cintos de Hidratação: Por ser uma modalidade que tem um esforço além do normal, indico sempre o uso desse equipamento, hidratação sempre é importante durante uma corrida.

 

  • Relógios com GPS – Sou adepto deste equipamento desde sempre, acho importante o uso do relógio, nele vocês tem várias opções e métricas para ser usadas em beneficio próprio, porém não é um equipamento de uso obrigatório, conseguimos fazer treinos e provas sem uso o do mesmo.

 

Então, agora que você já sabe um pouco do básico das corridas Trail Run, já pode começar a se aventurar nesta incrível modalidade.

Caso tenha alguma dúvida sobre esta modalidade ou alguma outra entre em contato que estarei a disposição para ajudá-lo.

 

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

 

One Comment

  1. PEDRO ABREU

    Mais uma excelente matéria, estou gostando muito das publicações, são claras, objetivas e de fácil entendimento!!!
    Parabéns pelo trabalho, Leonardo! 💪🏃

Comments are closed.