dicas para nadar mais rápido

Dá pra aprender a nadar depois de adulto?

O que impede a maioria das pessoas de começar no triathlon é a natação e sempre me perguntam: dá pra aprender a nadar depois de velho? Sim dá e é mais fácil do que você imagina aprender a nadar depois de adulto.

A natação deve ser entendida como um esporte a parte, muito diferente do ciclismo e da corrida. Na natação o que importa é a técnica. Primeiro aprende-se a nadar depois pensa-se em aumentar a distância percorrida no treino.

Após alguns anos ensinando natação, descobri o melhor método para ensinar adultos a nadar. O método foi desenvolvido por um cara chamada Terry Laughlin e chama Total Immersion e com isso passei a aplicar a técnica com os meus alunos com muito sucesso.

Hoje com anos de experiência como treinador, em poucas sessões consigo mudar significativamente o estilo das pessoas a ponto de mudar a relação das pessoas com a água. Já ensinei muitos adultos a aprender a nadar e muitos viraram bons triatletas.

Mesmo em meu programa de treinamento à distância, as instruções de meus treinos com os vídeos explicativos de cada exercício ajudam muito quem é iniciante e nunca viu os exercícios.

Minhas dicas infalíveis para os adultos aprenderem a nadar

Aqui estão as dicas que considero mais importante para os iniciantes:

Posição do corpo no nado

Para se propulsionar para frente com o menor esforço possível, foque na rotação dos ombros tentando manter o seu corpo na horizontal (para gerar menos resistência), não adianta bater pernas que nem doido ou fazer muita força com os braços. Saiba que a pernada, para nadadores iniciantes, contribui apenas com 3% da propulsão gerando 70% de todo o cansaço.

Manter o corpo na horizontal é uma consequência de manter a cabeça alinhada com o corpo. Mantenha a cabeça na mesma posição de quando você está andando e faça o deslize do braço debaixo d`água e não na superfície. Veja o vídeo aos 49seg. Perceba como o nadador usa sua pernada; o movimento de perna serve apenas para ajudá-lo a mudar de um lado para o outro e ajudar a estender o seu braço à frente do corpo. Esse é o segredo para conservar sua energia, a rotação do tronco.

Rotação do tronco no nado crawl

Lembre-se que nadar crawl é nadar alternando a sua posição de um lado para o outro (voltando o tronco para as laterais da piscina), e não nadar com a barriga voltada para baixo. Mantenha a posição estendida do corpo (igual a do educativo “perna lateral”) mudando de lado a cada braçada.

Para quem já escalou ou fez boulder, a técnica é semelhante ao de enconstar o quadril na parede para poder alcançar mais longe. Para testar, fique encostado de frente para a parede e levante o seu braço direito o mais alto que puder. Agora vire de lado e apoio o lado direito do quadril na parede, levante o braço direito o mais alto que puder: você será capaz de levantar o seu braço pelo menos um palmo mais alto. Isso faz uma tremenda diferença.

Braçada do nado Crawl

  • “Fure” a água com a ponta dos dedos angulados para baixo e estenda os seus braços abaixo de sua cabeça. Estenda os braços mais baixo e mais longe do que você acha que acha necessário. Essa pressão para baixo irá fazer com suas pernas subam e você consiga diminuir o atrito de seu corpo com a água. Se você realizar o movimento corretamente vai quase parecer que você está nadando na descida.
    • Foque em aumentar o tamanho das suas braçadas (menos braçadas por piscina) e não em aumentar o ritmo de suas braçadas. Tente deslizar mais a cada braçada e diminuir o número de braçadas para atravessar a piscina.
    • Durante as primeiras sessões pense na aprendizagem e não no treino ou em quanto você está nadando em cada sessão. O que queremos é treinar o sistema nervoso central para se acostumar a realizar os movimentos de forma correta, e não treinar a parte cardiovascular. Se você sentir cansaço é porque não está usando a técnica de maneira correta. Pare, pense e tente fazer corretamente. Repetir um exercício educativo de maneira errada é a chave para desenvolver um estilo ruim.
    • Extenda o seu braço o máximo e rotacione o corpo todo (não só a cabeça) para espirar.  Nadando em águas abertas é necessário rotacionar o corpo mais do que na piscina.
    • Se quiser ser aprofundar escrevemos um artigo inteiro sobre a braçada correta do nado crawl.

Algumas dicas para começar a nadar depois de adulto:

    1. Nadadores usam sungas, pangarés usam shorts. Deixe sua vergonha de lado e compre uma sunga para aprender a nadar, nadar de bermuda é o mesmo que ter um paraquedas atrás de você dificultando seus movimentos. Se tiver vergonha de usar sunga, compre uma bermuda de triathlon.
    2. Deixe de ser avarento e compre um bom par de óculos. Atualmente eu uso o Hammerhead Latitude, mas existem dezenas de óculos bons por ai. Dê preferência a óculos mais robustos e com borracha de silicone, que duram mais do que borrachas de látex.
    3. Nadar em uma piscina rasa é melhor. Se você está começando procure um piscina rasa onde dê pé e você consiga sentir-se seguro. A medida que for evoluindo procure piscinas mais fundas.

Para terminar:

Divirta-se, depois de aprender a técnica correta da natação, o nadar se torna algo relaxante e agradável!

Conheça os nossos programas de treinamento para ensinar iniciantes a nadar no triathlon!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email?

Comentários

3 respostas para “Dá pra aprender a nadar depois de adulto?”

  1. Daniela Gonçalves Muniz khrais

    Adorei as dicas!!! Excelente….

  2. Maria Lúcia Pinto Cesar

    Adorei! Uma amiga que nunca havia afundado a cabeça na água, com 57 anos começou e em poucos anos foi ,algumas vezes, campeã , inclusive de borboleta , na categoria, em provas nacionais.

  3. Rodrigo Langeani

    Verdade? Que legal!
    Ela nadava na turma do Monte Líbano?

Deixe um comentário