Como usar o STRAVA para ajudar no seu treinamento?

O Strava é sem sombra de dúvida o aplicativo de celular mais famoso entre os ciclistas, Mountain Bikers, corredores e triatletas (disponível para Android ou iOS). Mas para muitos a relação com o aplicativo é de amor ou ódio. Eu pessoalmente adoro registrar minhas pedaladas, corridas e tirar sarro e competir com meus amigos.

Como funciona o STRAVA?

O Strava é um app criado por uma empresa californiana que tem como objetivo oferecer um plataforma onde voce pode criar um perfil e planejar seus passeios além de verificar seu próprio desempenho e conhecer pessoas que treinam em sua região.

Para quem não conhece o STRAVA ele funciono de maneira simples:

  1. Você registra a sua atividade usando o seu cel (iOS ou Android) ou algum dispositivo GPS (Garmin, Suunto, Polar, Timex, Tom Tom…).
  2. Após o treino faz o upload da atividade.
  3. Uma vez registrada, a atividade permite analisar os dados do treino e comparar seu desempenho não só com você mesmo, mas também com outras pessoas (existe até uma lista de atletas profissionais para você poder seguir os treinos de seus ídolos).

Mas além de buscar melhorar o seu resultado nos seus trajetos favoritos, você sabia que existem outras maneiras de usar o STRAVA para melhorar o seu rendimento?

Strava e Frequência Cardíaca

Sabemos que para melhorar é preciso treinar na intensidade correta. Para isso é preciso monitorar os seus treinos e pedaladas de uma maneira precisa. Muitos não querem ou não tem condições de comprar um Garmin (ou um dispositivo GPS). Mas saiba que é possível monitorar a sua Frequência Cardíaca usando o seu próprio celular.

O Strava tem a capacidade de se conectar a cintas de frequência cardíaca que utilizem o padrão Bluetooth Smart ou ANT+. Normalmente essas fitas são bem mais baratas que os dispositivos GPS e estão disponíveis em várias marcas (Netshoes, Polar, Wahoo, Decathlon….).

Com o monitoramento da FC cardíaca em suas pedaladas (e corridas) é possível determinar a intensidade do treino, acompanhar o gasto calórico da sessão e até estudar a melhora estratégia para tentar bater aquele KOM que você tanto quer.

STRAVA e Sensor de Cadência

Assim como o monitor cardíaco, o STRAVA tem a capacidade de utilizar sensores de cadência. A analise de cadência em conjunto com a frequência cardíaca permite levar o seu treinamento para um outro nível. Pois permite analisar a fadiga, determinar a cadência ideal para os atletas e até escolher a melhor relação para o percurso que você pretende enfrentar.

Manutenção do Equipamento e STRAVA

No site do STRAVA é possível cadastrar o seu equipamento em seu perfil. Basta apenas acessar sua página de equipamentos no site do STRAVA e colocar todas as suas bikes e tênis de corrida.

Dessa forma, o aplicativo registra e contabiliza a quilometragem rodada por nossos equipamentos. Eu gosto muito de programar minhas revisões e as trocas de componentes da relação (coroa, cassete, corrente) com base nos quilômetros rodados. Uso essa marcação também para saber a hora certa de trocar os meus tênis.

Quem tem mais de uma bicicleta e vários tênis, pode registrar todos eless em seu perfil, basta apenas lembrar de assinalar com qual equipamento treinou ao gravar a atividade.

pagina de equipamento strava
Através de minha página d equipamento do strava consigo controlar o desgaste dos mesmos.

Motivação – Como usar desafios, segmentos e clubes ao seu favor

Para quem precisa de motivação os desafios e clubes são uma ótima maneira de se desafiar e buscar pedalar mais ou mais rápido. Todo o mês são liberados centenas de desafios, basta escolher o que melhor te agrada e desafiar-se.

Já os segmentos podem ser um bom termômetro do seu condicionamento, pois melhorar o tempo em um segmento pode indicar claramente uma melhora no seu condicionamento físico. Minha dica apenas é para você competir com o seu próprio tempo e não ficar se comparando com os outros atletas, pois sempre haverá alguém mais rápido do que você.

Outra opção legal é entrar em um grupo específico da sua modalidade, de sua cidade ou de seus amigos ou equipes. Nós da Viiva Assessoria temos nosso próprio grupo no strava.

Gráfico de Fitness/ Freshness – STRAVA Premium

Para quem assina o STRAVA Premium, existe uma função muito legal que permite controlar a carga de treinamento para potencializar a sua evolução no esporte. O gráfico  Fitness & Freshness ajuda a controlar os seus níveis de fitness e fadiga ao longo do tempo.
O fitness é um conceito complicado, mas de forma simplificada, pode ser explicado como uma medida de acúmulo do seu treinamento, quanto mais treino um atleta tiver, teoricamente mais condicionado ele estaria. O resultado de condicionamento físico é calculada usando carga de treinamento e / ou Suffer Score, para medir o seu treinamento diário, e um modelo de impulso-resposta para quantificar seu efeito ao longo do tempo. Isto irá intuitivamente captar a edificação do seu condicionamento (fitness), bem como a perda de condicionamento após uma pausa em seu treinamento.
Embora este gráfico seja muito popular entre os atletas de endurance, ele pode ser difícil de entender no início. Em geral, os números totais não são tão importantes como as tendências gerais. Se possível, é melhor para comparar onde você está agora comparado com o mesmo período do ano passado. Isso pode ajudar a determinar a sua condição fĩsica atual e como melhorar mais.

Vale lembrar que para que esse gráfico funcione, você precisa treinar usando um medidor de potência ou uma cinta de frequência cardíaca.

 

Possíveis melhorias no STRAVA

Existem 2 esportes que ao meu ver ficaram de lado no desenvolvimento do STRAVA: a natação e o Mountain Bike.

Para os mountain bikers, é possível usar o app tal qual no ciclismo de estrada, mas algumas funções poderiam deixar bem mais legal o uso do Strava para quem pedala na terra. Logo abaixo eu discorro algumas de minhas sugestões.

Já para a natação, simplesmente o STRAVA apenas registra as atividades gravadas, sem a possibilidade de criar uma tabela de melhores tempos, maiores distâncias e recordes pessoais, assim como o faz no ciclismo e na corrida. Se essas funções estivessem disponíveis para a natação, tenho certeza que o app aumentaria muito a sua popularidade entre os nadadores e triatletas.

Como o STRAVA poderia melhorar para os Mountain Bikers?

Atividade MTB

Hoje é possível marcar uma série de atividades diferentes usando o aplicativo, natação, Yoga, Sky, Hiking, Treking, corrida. Porque não nos dar também a opção de marcar nossas pedaladas na terra em uma categoria especial?
Classificação com base no equipamento

Seria muito interessante o STRAVA nos dar a opção de selecionar o equipamento que usamos, assim poderíamos ter segmentos separados para quando pedalamos de MTB. Pois pra quem não tem bicicleta de ciclismo é um tanto injusto competir pelos KOMs no asfalto.

Desafios específicos para o MTB

A maioria dos desafios do Strava, envolvem pedalar uma certa distância ou um certo desnível acumulado. Mas seria muito legal ter desafios específicos para os MTBikers.

Classificação entre amigos

O excesso de competição é o que faz muitos não gostarem do Strava, se pudéssemos ter um modo de criar uma classificação paralela para brincarmos apenas com nossos amigos, o STRAVA seria bem mais atrativo para algumas pessoas.

Deixe o seu comentário abaixo contando o que você acha do STRAVA e como costuma usar o aplicativo.

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

5 Comments

  1. Maurici Lins de Souza

    Olá! Tenho o vivoactive (Garmin) e a cinta da Garmim HRM3-SS e uso o strava premium. Não consigo monitorar os batimentos cardíacos durante as aulas de natação. Uso o relógio na piscina e a cinta. Depois sincronizo com o Garmin Connect que também está sincronizado com o Strava. Já testei fazendo uma pedalada e deu certo. Na piscina não consigo achar o que está errado. Podem me ajudar?
    Obrigado pela atenção.

    1. Rodrigo Langeani

      É uma pena mas o Strava não registra a Fc cardíaca na natação.
      Apesar do relógio marcar, o sistema do strava não puxa os dados para a plataforma, apesar de sua frequência cardíaca ficar registrada no garmin connect.

        1. Rodrigo Langeani

          Eu uso o strava apenas para registrar minhas métricas e brincar com os amigos.
          Para analisar o treinamento (o meu e de meus alunos), utilizo o sistema Training Peaks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *