Como comer de forma mais saudável – Acho a dica 6 a mais importante!

Depois da comilança do final de semana, muitos se arrependem e juram de pé junto que irão comer de forma mais saudável. Mas comer saudável é importante não só para o controle de peso, mas para melhorar o seu rendimento esportivo e a sua saúde. Veja nossas dicas para que esse objetivo não fique apenas na promessa!

1. Comer moderado é melhor do que não comer

Na maioria das vezes os radicalismos não funcionam. É melhor tentar comer comidas saudáveis e nutritivas na maior parte do tempo e de vez em quando se permitir sair da linha.

Algumas pessoas tem o  Dia da Porcaria, onde (uma vez por semana!) se permitem comer e beber tudo o que querem. Para muitos essa abordagem funciona, para mim, prefiro um pouco todos os dias. Para dar um exemplo, eu como chocolate todos os dias, mas limito o meu consumo a não mais que dois bombons ou uma pequena porção de chocolate por dia. Já em relação ao álcool, eu costumo tomar uma long neck de cerveja ou uma taça de vinho na maioria dos dias da semana. Mas dificilmente eu passo disso. Para mim um pouco todo dia, não me faz sentir falta de nada.

2. Capriche nos lanches entre as refeições

Ficar muito tempo sem comer, é caminho certo pra sair da dieta. Se deixamos a nossa fome ficar muito grande, ficamos um pouco menos seletivos na hora de comer (lê-se mais propensos a enfiar o pé na jaca). A dica é caprichar nos lanches intermediários comendo com qualidade. Eu sempre opto por frutas e castanhas. Outra dica importante é comer devagar. Assim mastigamos mais e não só absorvemos melhor os nutrientes como aumentamos a saciedade.

3. Coma produtos frescos

Hoje em dia é fácil encontrar praticamente qualquer fruta e verdura o ano todo. Mas é importante buscar produtos da época. Eu por exemplo aproveito ao máximo as frutas de cada época. No verão, goiabas e mangas entram na dieta, no inverno abacates e morangos são consumidos em maior quantidade.

Ingerir produtos frescos é um dos pontos mais importantes para uma alimentação saudável.

4.  Entenda as suas variações hormonais e emocionais

Tenho certeza que o livro O médico e o Monstro (“The Strange case of Dr. Jekyll and Mr Hyde”)  foi baseado em uma mulher com TPM! Brincadeiras a parte, algumas mulheres estão mais sujeitas às variações de humor durante essa fase e acabam saindo mais da linha. No entanto não é raro o caso de homens que se fartam de doces ou comidas pouco saudáveis quando estão ansiosos. Perceber esses acontecimentos é importante para poder fazer escolhas mais saudáveis e não deixar cair na tentação de comer mal, mesmo com toda a ansiedade e mudanças hormonais.

6. Café da Manhã é importante

Você provavelmente já escutou isso antes. Mas vários estudos sugerem que aqueles que tomam café da manhã são mais saudáveis, ao passo que aqueles que pulam a primeira refeição do dia não só sentem-se menos dispostos ao longo do dia, como tendem a ganhar peso com o passar dos anos!

Depois que passei a prestar atenção no meu café da manhã senti muita diferença nos meus níveis de energia ao longo do dia. Hoje o café-da-manhã é sem dúvida minha refeição principal do dia. Gosto de caprichar e sempre levanto mais cedo para conseguir comer direito.

7. Preste atenção nas refeições

Tente desligar o celular durante a refeição e evite comer em frente a televisão. Esses são hábitos que nos fazem comer mais do que precisamos, já que a distração da tv e do telefone fazem com que tenhamos nossa noção de saciedade alterada.

Agora não tem desculpa pra comer errado!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *