6 dicas para não ganhar peso nas festas de final do ano

Papai Noel se pesando após o natal.

Como atleta sabemos que em parte nosso desempenho depende de estarmos no peso ideal, mas todo ano é igual. Na ceia de Natal a quantidade de comida é insana: Tender, leitoa, peru, pernil, salpicão, maionese, arroz com legumes, castanhas, frutas e sempre tem aquela tia que resolve trazer a oitava sobremesa só por precaução. E aí bate o desespero, como não engordar nas festas de final de ano?

Embora seja que se impossível não ganhar peso nessa época do ano, algumas estratégias ajudam a minimizar o estrago, e não prejudicar muito sua performance ao iniciar o novo ano.

 

1- MANTENHA-SE ATIVO

Mesmo que você não queira se comprometer em seguir uma planilha nessa época, é importante tentar manter-se ativo (Se você quiser estruturar o seu treinamento consulte nossos planos de treinamento).

Se conseguir fazer um pouco de atividade física por dia, melhor ainda. A atividade física não precisa ser longa, tampouco intensa, mas a consistência permite que o metabolismo mantenha-se acelerado e os quilos não se acumulem tão facilmente na sua barriga.

Aproveite para pedalar com aquele amigo com quem você não treina faz algum tempo, saia para dar um trote curto no início do dia, vá ao supermercado a pé, suba as compras para o seu apartamento usando a escada. Mesmo pequenas atividades, ao longo do dia, podem aumentar significativamente o seu gasto calórico.

Agora, se você tiver alvará tempo para treinar um pouco mais, melhor ainda. Assim, conseguimos queimar mais calorias.

 

2- TENTE NÃO EXAGERAR NO ÁLCOOL

Além da comida, tendemos a exagerar na bebida. No entanto, as bebidas alcoólicas, além de serem calóricas, influenciam no metabolismo de gorduras, dificultando a utilização de lipídeos durante a atividade física.

O ideal é manter-se dentro da quantidade recomendada diária de álcool (2 doses de álcool para os homens, 1 dose para as mulheres). Se o seu autocontrole passa longe disso, recomendo alternar a bebida alcóolica com água. Que tal beber um copo d’água entre uma cerveja e outra. Mantendo-se hidratado, atenuamos alguns dos efeitos nocívos do álcool no organismo, além de diminuir muito a ressaca no dia seguinte.

3- TENTE MANTER A REGULARIDADE DAS REFEIÇÕES

Mantendo o número de refeições no dia constantes, conseguimos mais facilmente controlar a quantidade de calorias ingeridas. Por isso, evite ficar “beliscando”  a mesa de aperitivos o dia todo, ou evite ficar pegando um pedaço de carne, toda vez que a bandeja de carnes passar por você no churrasco. Ao invés disso, sirva-se apenas uma vez quando realmente for fazer a sua refeição.

4- BEBA ÁGUA ANTES DAS REFEIÇÕES

Durante as festas, tenho o hábito de beber dois copos de água um pouco antes de sentar para as refeições.

Dessa forma a sensação de saciedade aumenta e assim evito querer repetir a comida ou exagerar no tamanho do meu prato ao tentar experimentar os 38 pratos diferentes que a família preparou.

5- COMA DEVAGAR E SIRVA-SE POUCO

Ao preparar o meu prato, costumo tentar servir pequenas porções e fazer pratos pequenos. Ao mesmo tempo, procuro tentar comer devagar e mastigar bastante a comida, para enganar o cérebro e evitar exagerar na comida.

6- ESTIPULE UM GANHO DE PESO E ENTRE NA DIETA LOGO

A média de ganho de peso populacional nessa época do ano é de 2kg por pessoa. E esse é uma quantia fácil de perder, uma vez que você volte à sua rotina normal. Para os homens até 3-4kg é uma quantidade aceitável de ganho de peso, já para as mulheres, até 1,5-2kg.

Mas o mais importante, é voltar para a dieta, tão logo as festas acabem. Eu recomendo a meus alunos a procurarem um nutricionista, logo em janeiro, para traçar o planejamento nutricional.

 

E você, tem mais alguma dica para evitar o seu ganho de peso nessa época do ano?

 

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.